Políticas Europeias - 2. semestre

Objectivos

Este seminário tem como objectivo fornecer aos estudantes uma sólida compreensão das políticas da UE, numa abordagem teórica e prática. O curso irá incidir sobre os principais domínios políticos da UE, bem como explorar as principais teorias da tomada de decisão na UE. Irá ainda focar o papel da opinião pública, dos partidos políticos e da representação de interesses na tomada de decisão na UE. No final do curso, os alunos deverão ser capazes de dominar, de forma conceptual e prática, as políticas adoptadas pela União Europeia, assim como o papel da UE na definição das políticas nacionais.

Caracterização geral

Código

722071098

Créditos

10

Professor responsável

Catherine Moury

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Wallace, H.; Pollack, M., and Young, A. Policy-Making in the EU, Oxford University Press, sixth edition.
El-Agraa, Ali M. The European Union: Economics and Policies, Cambridge University Press, Ninth edition.

Método de ensino

Este curso segue um formato misto. A primeira parte da aula será uma palestra, enquanto a segunda metade seguirá o formato de seminário. Isto significa que para frequentarem as aulas os alunos deverão ler material, pensar sobre o que leram e, regularmente, falar e escrever sobre a sua compreensão das leituras.

Método de avaliação

A classificação final é atribuída da seguinte forma: participação em sala de aula e apresentação de texto (25%), análise de uma decisão política específica da UE a ser apresentada oralmente e por prova escrita (40%) e exame final (35%). Todas as leituras e materiais são permitidos durante o exame final.

Conteúdo

O curso será dividido em três unidades. A primeira unidade irá abordar as principais teorias da tomada de decisão na EU; a segunda irá analisar a o papel de diversos actores (opinião pública, grupos de interesse, partidos políticos) no que respeita à influência sobre a legislação e implementação na UE. Uma terceira unidade de mais longa duração incidirá sobre as principais políticas da UE (mercado único, PAC, política de coesão, UEM, Justiça e Assuntos Internos, Assuntos Externos, etc.) Os alunos deverão fazer apresentações de textos durante as aulas e apresentar (individualmente ou em grupo) uma decisão política específica da UE.