Media e Política Internacional - 2. semestre

Objectivos

-Enquadrar e debater Diplomacia e Segurança- paradigma tradicional= confidencialidade/ “Nova Era” Diplomacia e Segurança face aos Media e às Novas Tecnologias- o Mundo da Globalização;
-Analisar casos concretos (exs: WikiLeaks; Vatileaks), seus efeitos (custos/benefícios) na ordem mundial e impacto
na arquitetura política internacional de relacionamento entre Estados Soberanos;
-Adquirir e sistematizar conhecimentos e boas práticas (recorrendo a trabalhos práticos) que habilitem os
formandos a otimizarem relacionamento com os Media antecipando riscos e potenciando as suas competências
nas áreas da Diplomacia, Segurança/Defesa.

Caracterização geral

Código

722071125

Créditos

5

Professor responsável

Patrícia Sofia Lopes Matos

Horas

Semanais - 1,5 letivas + 0,5 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português,

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

SLATER, Don, New Media, Development and Globalization : making connections in the global south, London, J.
Wiley, 2013;
GRABER, Doris A., Media Power in Politics, 6th ed., Washington, CQ Press, 2010;
OATES, Sarah, (with L.L. Kaid and M. Berry), Terrorism, Elections, and Democracy: Political Campaigns in the United States, Great Britain, and Russia, New York: Palgrave Macmillan, 2009;
TUMBER, Howard, Media Power, Professionals and Policies, London, Routledge, 2000;
ALTSCHULL, J. Herbert, Agents of Power, New York, Longman, 1984;

Método de ensino

Método de avaliação

30% Assiduidade nas sessões
70% Participação activa nas aulas e nos exercícios práticos

Conteúdo

-Apresentação do Módulo, abordagem e calendarização dos temas a tratar, auscultação das expectativas dos
participantes. O que é notícia; acontecimento/mediatização do acontecimento/tratamento noticioso/seleção
jornalística. Contextualização dos acontecimentos;
-O 4oPoder? Observadores/Watchdogs. Objetividade/subjetividade; deontologia-liberdade enquadrada (seus
constrangimentos); responsabilidade e segredo de Estado. Os novos media e o seu impacto na ordem política
internacional; o combate ao terrorismo nos media – casos;
-Informação, manipulação; os “directos”. Processo e registo do discurso de Comunicação Política
(retórica+electricidade); redundâncias do discurso sedução de audiências (terrorismo);
-Análise de sinergias entre a agenda política e a agenda mediática suas consequências;
-Exercício prático - simulação de uma Campanha eleitoral (na Federação Russa - discussão da proposta de roteiro da campanha);
-Exercício prático - simulação de uma Campanha eleitoral (na Federação Russa - discussão da proposta de ações de campanha);
-Exercício prático - simulação de uma Campanha eleitoral (na Federação Russa análise e discussão das campanhas apresentadas).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: