Media e Política Internacional - 2. semestre
Objectivos
-Enquadrar e debater Diplomacia e Segurança- paradigma tradicional= confidencialidade/ Nova Era Diplomacia e Segurança face aos Media e às Novas Tecnologias- o Mundo da Globalização;
-Analisar casos concretos (exs: WikiLeaks; Vatileaks), seus efeitos (custos/benefícios) na ordem mundial e impacto
na arquitetura política internacional de relacionamento entre Estados Soberanos;
-Adquirir e sistematizar conhecimentos e boas práticas (recorrendo a trabalhos práticos) que habilitem os
formandos a otimizarem relacionamento com os Media antecipando riscos e potenciando as suas competências
nas áreas da Diplomacia, Segurança/Defesa.
Caracterização geral
Código
722071125
Créditos
5
Professor responsável
Patrícia Sofia Lopes Matos
Horas
Semanais - 1,5 letivas + 0,5 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português,
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
SLATER, Don, New Media, Development and Globalization : making connections in the global south, London, J.
Wiley, 2013;
GRABER, Doris A., Media Power in Politics, 6th ed., Washington, CQ Press, 2010;
OATES, Sarah, (with L.L. Kaid and M. Berry), Terrorism, Elections, and Democracy: Political Campaigns in the United States, Great Britain, and Russia, New York: Palgrave Macmillan, 2009;
TUMBER, Howard, Media Power, Professionals and Policies, London, Routledge, 2000;
ALTSCHULL, J. Herbert, Agents of Power, New York, Longman, 1984;
Método de ensino
Método de avaliação
30% Assiduidade nas sessões
70% Participação activa nas aulas e nos exercícios práticos
Conteúdo
-Apresentação do Módulo, abordagem e calendarização dos temas a tratar, auscultação das expectativas dos
participantes. O que é notícia; acontecimento/mediatização do acontecimento/tratamento noticioso/seleção
jornalística. Contextualização dos acontecimentos;
-O 4oPoder? Observadores/Watchdogs. Objetividade/subjetividade; deontologia-liberdade enquadrada (seus
constrangimentos); responsabilidade e segredo de Estado. Os novos media e o seu impacto na ordem política
internacional; o combate ao terrorismo nos media casos;
-Informação, manipulação; os directos. Processo e registo do discurso de Comunicação Política
(retórica+electricidade); redundâncias do discurso sedução de audiências (terrorismo);
-Análise de sinergias entre a agenda política e a agenda mediática suas consequências;
-Exercício prático - simulação de uma Campanha eleitoral (na Federação Russa - discussão da proposta de roteiro da campanha);
-Exercício prático - simulação de uma Campanha eleitoral (na Federação Russa - discussão da proposta de ações de campanha);
-Exercício prático - simulação de uma Campanha eleitoral (na Federação Russa análise e discussão das campanhas apresentadas).
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: