Debates Teóricos Contemporâneos

Objetivos

a)Aprofundar o conhecimento e a compreensão crítica dos referenciais teórico-metodológicos da Sociologia, e aplicá-los em contextos de investigação diversificados;
b)Aplicar os referenciais teóricos da Sociologia à formulação e análise de problemas científicos relevantes sobre fenómenos e factos sociais complexos;
c)Combinar os conhecimentos teóricos e metodológicos para conceber projetos de investigação inovadores;
d)Enquadrar os problemas de investigação na literatura cientifica, identificando lacunas e possibilidades de progresso teórico ou empírico a partir da bibliografia científica relevante e atualizada;
e)Capacidade de argumentar e discutir juízos críticos sobre o seu trabalho de investigação e o dos outros, incluindo implicações éticas e sociais;
f)Capacidade de integrar os problemas de investigação em projetos ou linhas de investigação coletivos;
g)Capacidade de comunicar, oralmente e por escrito, os argumentos teóricos e os problemas de investigação de modo rigoroso.

Caracterização geral

Código

73208105

Créditos

8

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

- Alexander, Jeffrey, The Meanings of Social Life: A Cultural Sociology, Oxford University Press, 2005.
- Tilly, Charles, Trust and Rule, New York, Cambridge University Press, 2005.
- Martuccelli, Danilo, Sociologies et Modernité, Paris, Gallimard, 1999.
- Coleman, James, Foundations of Social Theory, Harvard University Press, 1994.
- Merton, Robert, On Theoretical Sociology: Five essays, Old and New, New York, The Free Press, 1967.
- Hughes, John A.; Sharrock, Wes W.; Martin, Peter J. (2003), Understanding Classical Sociology: Marx, Weber, Durkheim, 2nd edition, London: Sage.
- Sharrock, Wes W.; Hughes, John A.; Martin, Peter J. (2003), Understanding Modern Sociology, London: Sage.
- Turner, Jonathan H. (2013), Contemporary Sociological Theory, London: Sage.
- Patrick Baert, Silva, Filipe Carreira da (2010).Social Theory in the Twentieth Century and Beyond. Cambridge: Polity Press.

Método de ensino

Sessões plenárias asseguradas pelas instituições associadas para a lecionação do Curso, para discussão de problemas epistemológicos, teóricos e metodológicos;
Sessões modulares calendarizadas asseguradas pelas instituições associadas, abertas aos doutorandos de todas, versando a discussão de problemas teórico-metodológicos e de investigação específicos;
Sessões de apresentação de ensaios de progresso dos objetos de estudo dos estudantes, asseguradas pelas instituições associadas, organizadas por grupos de afinidades temáticas e/ou problemáticas;
Acompanhamento e discussão tutoriais, individuais ou em pequenos grupos, da evolução da definição dos problemas de investigação.

Método de avaliação

Avaliação contínua através da análise e discussão dos relatórios de progresso apresentados; das competências de argumentação na discussão do projeto de investigação e do ensaio de problematização; e das competências de escrita, reflexão e argumentação teórica reveladas no ensaio escrito.

Conteúdo

Os conteúdos programáticos estão pensados de forma a abordar problemas e debates sempre equacionados a partir de questões transversais e que têm estado presentes ao longo da história desta ciência social. A título ilustrativo, as aulas vão abordar temas como:
1) Coesão, integração e diferenciação social
2) Racionalidade, autonomia e vigilância corporal
3) Condição humana moderna, identidade e expressão de si
4) Convenções, justiça social e reconhecimento
Estes temas, entre outros, estão pensados de modo a permitir a mobilização e o diálogo entre autores clássicos e contemporâneos do pensamento sociológico.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: