Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa - 2. semestre

Objectivos

Aprofundar competências específicas na aplicação de métodos e técnicas de pesquisa qualitativa em ciências sociais, com incidência na sociologia.
Capacitar os estudantes de dispositivos epistemológicos, metodológicos, técnicos e éticos que lhes permitam conhecer e discutir limites e potencialidades no uso de vários métodos e técnicas de recolha, tratamento e análise de dados qualitativos.
Discutir experiências de processos e desenhos de pesquisa empírica já desenvolvidos ou em curso.
Orientar os estudantes na escolha e exploração das metodologias e técnicas mais apropriadas aos seus respectivos objectos de pesquisa, apoiando-os na construção e planificação da estratégia metodológica a adoptar nos respectivos projectos de investigação

Caracterização geral

Código

73300104

Créditos

8

Professor responsável

Rui Santos

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Bibliografia geral/General readings
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.). (2000). Handbook of qualitative research, Thousand Oaks, Sage.
Della Porta, D. & Keating, M. (Eds.). (2008). Approaches and methodologies in the social sciences: A pluralist perspective. Cambridge: Cambridge University Press.
Ezzy, D. (2002). Qualitative analysis: Practice and innovation. Londres: Routledge.
Glaser, B. G., & Strauss, A. L. (2009). The discovery of grounded theory. New Brunswick: Aldine Transaction.
Grawitz, M. (1990). Méthodes des sciences sociales. Paris: Dalloz.
Lee-Treweek, G., & Linkogle, S. (Eds.) (2000). Danger in the field: Risk and ethics in social research. Londres: Routledge.
Marshall, C., & Rossman, G. B. (2010). Designing qualitative research. Los Angeles: Sage.
Olivier de Sardan, J.-P. (2008). La rigueur du qualitatif. Louvain-La-Neuve: Bruylant –Academia.
Pais, J. M. (2008). Sociologia da Vida Quotidiana, Lisboa : Imprensa de Ciências Sociais.

Método de ensino

Sessões organizadas com os docentes e outros especialistas convidados, para sensibilizarem os alunos para a relevância das metodologias qualitativas, estimulando uma compreensão crítica do seu uso e dos desafios que enfrentarão no contexto dos seus próprios projetos deinvestigação.
A sequência das sessões visa assegurar uma abordagem integral dos principais métodos de pesquisa qualitativa, assim como de tópicos transversais como os que se referem aos protocolos éticos.

Método de avaliação

Um ensaio escrito pelo aluno, onde se apresenta, justifica e discute a estratégia metodológica a seguir no respetivo projeto de dissertação, ou se discute uma estratégica metodológica abordada no semestre, baseado em revisão crítica da literatura.

Conteúdo

1. Epistemologia e pluralismo metodológico na sociologia: potencialidades dos métodos qualitativos
2. \"Amostragem\" e seleção de casos em pesquisa qualitativa
3. Abordagem etnográfica: observações de terreno e diários de campo
4. Usos da memória: arquivos e fontes documentais; história oral e abordagens biográficas
5. Pesquisa com métodos mistos
6. Metodologias de investigação on-line
7. Usos da imagem e de tecnologias visuais
8. Entrevistas e grupos de discussão: diversidade de procedimentos
9. Metodologias participativas e de investigação-ação
10. Procedimentos de análise de conteúdo

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: