Teorias Sociológicas: os clássicos

Objetivos

Proporcionar aos estudantes (1) as bases para o conhecimento aprofundado e metateórico dos principais autores, correntes e tradições do pensamento sociológico clássico; (2) um ambiente educativo propício à reflexão e discussão críticas das teorias clássicas da sociologia.
O estudante deverá adquirir:
Compreensão, numa perspetiva metateórica e aprofundada, das diferentes correntes do pensamento sociológico clássico;
Capacidade para recolher, selecionar e interpretar informação pertinente nos domínios estudados, mobilizando-a e articulando-a em contexto de formação avançada;
Capacidade para discutir ativamente temas relevantes, nos debates desenvolvidos em formação avançada;
Capacidade de construir textos escritos de acordo com convenções vigentes na academia, articulanado ideias e fundamentando teoricamente as posições argumentativas;
Competências de comunicação oral das suas ideias e argumentos de modo claro e compreensivo.

Caracterização geral

Código

73300105

Créditos

8

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Bibliografia

Andersen et al. (2000). Classical and modern social theo. Oxf.: Blackwell
Almeida, J. F. (2007). Velhos e novos aspect. epistem. c. sociais. Sociol. Prob. Prát. (55),11-24
Berthelot. (2000). Novos desafios epistem sociologia. Sociol. Prob. Prát (33), 111-131
Collins. (2009). 4 Tradi. Sociológ. Petrópolis: Vozes
Comissão GGulbenkian. (1995). Para abrir as c. soc. M. Martins: Europa-América
Crompton. (2008). Forty years of sociology. Sociology, 42 (6), 1218-1227
Dortier. (2009). Les sciences humaines. Auxerre: Ed.Sciences Humaines
Lallement. (2003). História das ideias sociológ.: Das origens a M. Weber. Petrópolis: Vozes
Lallement. (2004). História das ideias sociológ.: De Parsons aos contemporâneos. Petrópolis: EdVozes.
McLennan. (2011). Story of sociology: A 1st companion to social theory. London: Bloomsbury
Turner (Ed.). (2006). Handbook of sociological theory. NY: Springer
Wieviorka (Ed.). (2007). Les sciences sociales en mutation. Auxerre: Éd. Sciences Humaines

Método de ensino

Abordagens directivas e substancialistas articuladas com abordagens activas de base construtivista: leitura e análise crítica de textos teóricos seleccionados; exposição; análise e discussão de documentos através de trabalho individual e/ou de grupo. Apresentação e discussão de working papers em seminário.

Método de avaliação

Os estudantes deverão realizar, apresentar e discutir publicamente um \"working paper\". Componente escrita 80%; Apresentação e debate: 10%; Assiduidade e participação nas sessões: 10%.

Conteúdo

1. Antecedentes filosóficos do pensamento sociológico e o nascimento das ciências sociais
2. Precursores relevantes: Saint Simon; Herbert Spencer; Vilfredo Pareto; Auguste Comte
3. Os fundadores de grande referência: Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber
4. A institucionalização da Sociologia nos dois lados do Atlântico
5. A diferenciação da sociologia: as grandes tradições sociológicas dos meados do século XX
6. Conclusão: o legado dos clássicos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: