Cultura Visual

Objectivos

Objectivos: O seminário de Cultura Visual tem como objetivo fornecer ao estudante mecanismos para
contextualizar, interpretar e descodificar o sentido da representação visual enquanto constructo que se ancora em pressupostos sócio-culturais..
Competências: O seminário de Cultura Visual propicia o desenvolvimento de literacia visual. Pretende
simultaneamente desenvolver competências de compreensão intercultural e de hermenêutica visual, bem
como competências comunicativas, que assentam na capacidade de ler, decifrar e atribuir sentido a signos visuais em contextos culturais próprios. O desenvolvimento da competência intercultural do discente assenta no cultivo da capacidade de diagnosticar um problema, de situar uma imagem ou filme num contexto cultural e sócio-histórico específico, de o relacionar com outras realidades culturais afins ou de o contrastar com realidades diferentes, e de o decifrar e interpretar, utilizando a linguagem própria da comunidade académica envolvente.

Caracterização geral

Código

73217172

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

BARTHES, Roland: La chambre claire. Note sur la photographie, Paris: Cahiers du Cinema, Seuil, 1980.
CRARY, Jonathan, Suspensions of Perception. Attention, Spectacle and Modern Culture, Boston: MIT Press, 1999.
DIDI-HUBERMAN, Georges: Images malgré tout, Paris: Editions du Minuit, 2005.
ELKINS, James (ed.): Visual Literacy, London: Routledge, 2009.
FOUCAULT, Michel, Surveiller et punir. Naissance de la prison, Gallimard: Paris, 1990.
GIL, Isabel Capeloa : Literacia Visual. Estudos Sobre a Inquietude das Imagens, Lisboa: Edições 70, 2011.
KRAUSS, Rosalind, The Optical Unconscious, New Haven: MIT Press, 1994.
MIRZOEFF, Nicholas: Introduction to Visual Culture, London: Routledge, 2009
MITCHELL, W.J.T.: What do Pictures Want?, Chicago: Chicago U. Press, 2006.
SONTAG, Susan, On Photography, Middelesex: Penguin, 1998.
STURKEN, Marita; Lisa Cartwright: Practices of Looking. An Introduction to Visual Culture, Oxford: Oxford U. Press, 2003.

Método de ensino

Metodologia de ensino: A metodologia de ensino desenvolver-se-á de acordo com um modelo misto de
exposição da docente e análise crítica dos textos de apoio e documentos visuais.
O ensino é presencial, obrigando a uma assiduidade a, pelo menos, 2/3 dos seminários (6 sessões).
Aos discentes será disponibilizado um conjunto de textos de apoio que constituirão elemento fundamental de leitura e discussão para as aulas.

Método de avaliação

Avaliação: A avaliação terá em particular conta a capacidade de o estudante construir um discurso próprio, coerente e reflexivo sobre os objetos, a sua capacidade de aplicar a teoria a casos práticos. Sem secundarizar o princípio geral de uma avaliação contínua e progressiva, e de um posicionamento pró-activo do estudante, a avaliação incidirá sobre todas as intervenções relevantes e interpretação profunda das leituras obrigatórias (30%), bem como na aplicação dos conteúdos teóricos à análise prática de um documento visual, a apresentar por escrito (70%).

Conteúdo

I–O que é Cultura Visual e o que querem as imagens?
1.Visualidade e visibilidade
2.Literacia visual e cultura do olhar
II-Literacia visual e modernidade.
1.Distração ou hiperatenção: a cultura urbana e as imagens modernas
2.As tecnologias do olhar – fotografia e cinema e a emergência do moderno
3.O panóptico: a visualidade perversa (M. Foucault)
4.Do moderno ao pós-moderno: pastiche, collage, bricolage e virtualização
III–O poder das imagens e as imagens do poder
1-O sistema das imagens: produção, enquadramento, selecção, distribuição e impacto.
2.Emoção e cognição: o impacto das imagens
3.Imagens de desejo
IV–A construção visual do Outro
1.A invenção visual do Ocidente: Oculocentrismo
2.Imagens imperiais/Visões pós-coloniais
3.A identidade das imagens: género, identidade e classe
4.Imagens diaspóricas
V–Literacia visual, cidadania e o direito de olhar
1.A fotografia e a morte (Baudelaire;Barthes,Sebald,Blaufuks)
2.Imagens apesar de tudo: representações do holocausto

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: