Cognição e Criatividade

Objectivos

Objectivos: Esclarecer as condições cognitivas da criatividade e do seu valor cultural
Competências:
- Ser capaz de identificar a relação entre cognição e criatividade.
- Compreender as principais questões e teorias sobre a cognição e a criatividade.
- Desenvolver uma compreensão bem fundamentada e abordagens criativas no desempenho cultural.

Caracterização geral

Código

73217173

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Abrantes, Ana Margarida & Hanenberg, Peter (eds.). 2011. Cognition and Culture. An Interdisciplinary Dialogue. Frankfurt/M.: Lang.
Bohm, David. 2006. On Creativity. London: Routledge.
Brandt, Per Aage. 2004. Spaces, Domains and Meaning. Essays in Cognitive Semiotics. Bern etc.: Lang.
Ivcevic, Zorana. 2009. “Creativity Map: Toward the Next Generation of Theories of Creativity.” Psychology of Aesthetics Creativity and the Arts 3 (1): 17–21.
Lubart, Todd. 2007. Psicologia Da Criatividade. Porto Alegre: artmed.
Reckwitz, Andreas. 2012. Die Erfindung Der Kreativität. Berlin: Suhrkamp.
Smith, Steven M., ed. 1995. The Creative Cognition Approach. Cambridge, Mass.: MIT.
Sternberg, R. J., ed. 2009. Handbook of Creativity. Cambridge: Univ. Press.
Ward, Thomas B. et al. 1995. Creativity and the Mind. Discovering the Genius Within. New York: Plenum.
Zeki, Semir. 2009. Splendors and Miseries of the Brain: Love, Creativity, and the Quest for Human Happiness. Chichester: Wiley-Blackwell.

Método de ensino

Ensino: Será aplicada a metodologia de ensino investigativo (privilegiando a exposição e o debate de questões de investigação)

Método de avaliação

Avaliação: Avaliação contínua (40 %); Moderação / apresentação durante uma sessão (30%); Ensaio (30%)

Conteúdo

O estudo dos processos cognitivos tornou-se uma questão-chave na compreensão do comportamento
humano e do desempenho cultural. A nossa cognição é universal ou depende da cultura? Como é possível ser \"criativo\" dentro de um quadro estável de condições cognitivas? O que significa criatividade e como funciona \"cognitivamente\"? O seminário vai tentar desenvolver essas perguntas sem indicar respostas precipitadas. Os tópicos a seguir podem guiar a nossa reflexão.
- As origens das artes: evolução, cérebro e criatividade
- A dimensão tácita
- Um sistema cognitivo de cultura ou uma arquitetura de domínios semânticos?
- Mirrors in the Brain e a questão da empatia
- Cognição e Artes
- Poética cognitiva e porque lemos ficção
- O caminho para uma cognição criativa

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: