Pós-Graduação em Ensino de Português como Língua Não Materna

Objetivos educativos

A Pós-Graduação em Ensino de Português Língua não Materna dirige-se particularmente (mas não exclusivamente) a profissionais da área da educação: professores de português do sistema educativo nacional e de países de língua oficial portuguesa, leitores de português no estrangeiro e outros agentes educativos.

Tem como principal finalidade reforçar a formação destes públicos, no sentido de os dotar de conhecimentos e competências que tornem mais efetiva a sua prática educativa com alunos que não têm o português como língua materna. Em particular, a Pós-Graduação visa reforçar a formação nas seguintes áreas: aquisição de língua não materna, linguística do português, ensino/aprendizagem de português como língua não materna, educação intercultural e avaliação das aprendizagens.

Caracterização geral

Código

4329

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Acesso a outros cursos

n.a.

Coordenador

Ana Maria Lavadinho Madeira

Data de abertura

Setembro de 2019

Número de vagas

25 vagas

Propinas

Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt

Horários

ensino à distância (e-learning)

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 semestres; regime de e-learning
Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Ensino de Português Língua não Materna, os alunos têm que realizar 60 ECTS de acordo com a estrutura curricular e plano de estudos.

Condições de acesso

Disponíveis em http://fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/estudos-pos-graduados/editais-de-candidatura/1a-fase/ensino-de-portugues-lingua-nao-materna-em-regime-de-e-learning

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares da pós-graduação não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á ao longo dos semestres letivos. (...)