Linguística do Português - 1. semestre

Objetivos

-Aprofundar conhecimentos adquiridos e adquirir novos conhecimentos sobre o funcionamento do português.
-Sistematizar conceitos básicos de análise linguística;
-Identificar traços específicos do português relativos aos vários níveis de análise: fonológico, morfológico, sintático e semântico;
-Conhecer metodologias adequadas à descrição de diferentes aspetos do funcionamento da língua;
-Caraterizar as comunidades linguísticas em que o português é usado no mundo, em diferentes contextos geográficos,sociais e políticos;
-Identificar traços de unidade e variação da língua, em função de fatores históricos, geográficos e sociais.
Saberes e competências específicos:
-Capacidade de descrever e analisar o funcionamento do português em função de fenómenos de diferentes níveis de análise, identificando, nos casos relevantes, a inter-relação de fenómenos de diferentes níveis;
-Capacidade para selecionar e usar as metodologias adequadas à descrição e análise de diferentes aspetos da língua.
-Relacionar diferentes usos do português com diferentes tipos de fatores linguísticos e não linguísticos;
-Capacidade para aplicar os conhecimentos adquiridos a diferentes contextos de ensino / aprendizagem do português língua não materna, selecionando os conteúdos e metodologias mais adequados.

Caracterização geral

Código

722131095

Créditos

10

Professor responsável

Maria Teresa Brocardo, Mariana Rosa Moita Silva Ninitas

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Azeredo, J. C. (20103) Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha;
Cunha, Celso e L. F. L. Cintra (1984) Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: João Sá da Costa;
Duarte, I. (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta;
Faria, Isabel et al. (orgs.) (1996) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho;
Houaiss, A., M. S. Villar e F. M. M. Franco (2009) Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva;

Método de ensino

A unidade curricular está organizada em módulos semanais, em função dos conteúdos programáticos a serem lecionados.
O ensino de cada módulo tem como suporte: vídeos-aula com a exposição de conteúdos, descrição de exemplos selecionados, formulação de problemas, etc.; outros recursos com suporte vídeo, quando se torna necessário complementar os vídeos-aula; outros recursos adaptados a cada módulo de ensino (sínteses, apresentações esquemáticas, quadros, imagens, etc.); indicações bibliográficas / acesso a bibliografia em linha.
Todos os recursos e interação com os estudantes terão como suporte privilegiado a plataforma construída para o efeito.
Ensino e-learning

Método de avaliação

A avaliação centrar-se-á na resolução de exercícios escritos (por exemplo, representação, análise e classificação de diferentes tipos de unidades linguísticas, considerando diferentes níveis de análise e / ou a sua inter-relação, entre outros tipos de tarefas). Estes exercícios serão realizados ao longo do semestre, contemplando, cada um deles, um bloco programático. Será realizado um teste final, que avaliará de forma mais global os conteúdos lecionados, para a avaliação geral dos conhecimentos adquiridos e das competências de descrição e análise de processos inerentes ao funcionamento do português.

Conteúdo

Aspetos introdutórios:
-O português no mundo – aspetos gerais da distribuição do português em diferentes espaços e contextos de uso: variedades, dialetos e normas; língua materna e não materna; unilinguismo e multilinguismo; contacto com outras línguas; breve perspetiva histórica.
O oral e o escrito:
-O sistema fonológico do português europeu; alguns processos fonológicos; a ortografia do português: caraterizaçãogeral – critérios e ‘áreas críticas’.
Aspetos da morfologia:
-Flexão nominal e verbal – classes e processos flexionais; formação de palavras – categorias morfológicas e processos derivacionais.
Aspetos da sintaxe e semântica:
-Categorias sintáticas / classes de palavras; estrutura da frase e funções sintáticas; processos de coordenação e subordinação; expressões nominais e construção da referência; formas / construções verbais – marcação de
categorias linguísticas; interação de marcadores verbais e de outros marcadores.
O português contemporâneo – unidade e variação:
-Os dialetos do português europeu (breve caraterização); alguns contrastes entre as variedades europeia e brasileira; algumas especificidades de variedades africanas do português.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: