Metodologias específicas de ensino de língua não materna - 1. semestre

Objetivos

Objectivos gerais:
(A) familiarizar os alunos com metodologias específicas para o ensino de língua não materna, com especial referência para o português
(B) treinar os alunos na planificação e implementação de metodologias específicas de ensino de língua não materna, adaptadas a diferentes públicos.
Objetivos específicos:
(a) conhecer as diferentes metodologias orientadas para o ensino/aprendizagem de uma língua não materna, em oposição ao da língua materna
(b) adequar diferentes metodologias a públicos distintos, em função de diferentes contextos de aprendizagem
(c) desenvolver diferentes procedimentos de avaliação e conceber instrumentos de avaliação adequados
(d) desenhar programas e planificar aulas, considerando os princípios metodológicos básicos do ensino de línguas e definindo os conteúdos e as estratégias em função do perfil e das necessidades educativas do público-alvo
(e) desenvolver materiais, tarefas e atividades para treino de diferentes competências em língua não materna

Caracterização geral

Código

722131097

Créditos

10

Professor responsável

Alexandra Fiéis, Joana Alexandra Vaz Teixeira, Susana Mesquita de Deus Correia

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

Chapelle, C. A. & Sauro, S. (2017). (Eds). The Handbook of Technology and Second Language Teaching and Learning. New York: Wiley-Blackwell.
Ellis, R. (2007). Task-based language learning and teaching. Oxford University Press.
McDonough, J., Shaw, C. & Masuhara, H. (2013). Materials and methods in ELT: a teacher’s guide (3rd ed.). NY: Wiley-Blackwell.
McGrath, I. (2002). Materials Evaluation and Design for Language Teaching. Edinburgh: Edinburg University Press.
Richards, J.C. & Rodgers, T.S. (2001). Approaches and Methods in Language Teaching (2nd edition). Cambridge: Cambridge University Press.
Tomlinson, B. (2013). Developing Materials for Language Teaching (2nd Edition). London, New Delhi, NY, Sydney: Bloomsburry.

Método de ensino

In-class teaching.
The seminars are theoretical and practical, with presentation of the course contents and various practical activities. Students´ participation in the discussion of the questions raised in class and in the classroom activities is highly valued.

Método de avaliação

a) Participação ativa e pertinente nas aulas – 10%
(b) Atividades de aplicação de conhecimentos, desenvolvidas ao longo do semestre – 40%
(c) Trabalho final - apresentação oral: 20%, trabalho escrito: 30%

Conteúdo

1. Modelos e perspetivas em L2/LE: aquisição e aprendizagem, conhecimento implícito e explícito
2. Abordagens metodológicas para o ensino de língua não materna: ensino clássico da gramática e vocabulário vs. abordagens comunicativas
3. Competências a desenvolver na aprendizagem de língua não materna: comunicativa, sociolinguística e pragmática
4. Fatores a ter em conta na definição da metodologia: público-alvo (idade, nível de proficiência, língua materna), contextos e objetivos de aprendizagem
5. Ensino de língua baseado em tarefas, em competências e em conteúdos
6. Práticas de avaliação e desenvolvimento de instrumentos de avaliação
7. Tecnologias de apoio ao ensino/aprendizagem de língua não materna
8. Desenho curricular e planificação de unidades didáticas
9. Desenvolvimento e análise de materiais, tarefas e atividades para compreensão (oral e escrita), produção (oral e escrita) e interação (oral e escrita)