Avaliação e produção de materiais - 2. semestre
Objetivos
Objetivos gerais:
-Reconhecer a especificidade do ensino da LNM;
-Avaliar e adaptar materiais e recursos para o ensino da LNM.
Objetivos específicos:
-Desenvolver materiais para o ensino/aprendizagem do PLNM para diferentes populações e níveis de proficiência linguística;
-Desenvolver materiais para diferentes competências de uso da língua.
Saberes e competências específicos:
-Capacidade para avaliar materiais e recursos existentes para o ensino de LNM.
-Capacidade para adaptar materiais e recursos existentes para diferentes públicos e níveis de proficiência.
-Capacidade para adaptar materiais e recursos existentes para diferentes competências linguísticas.
-Capacidade para criar novos materiais para ensino da LNM destinados a diferentes níveis de proficiência, faixas etárias e para treino de diferentes competências.
Caracterização geral
Código
722131098
Créditos
10
Professor responsável
Alexandra Fiéis, Joana Alexandra Vaz Teixeira
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
McDonough, Jo, Christopher Shaw & Hitomi Masuhara (2013) Materials and methods in ELT: a teachers guide (3rd ed.). Wiley-Blackwell;
Usó-Juan, Esther e Alicia Martínez-Flor (eds.) (2006) Current trends in the development and teaching of the four
language skills. Mouton de Gruyer;
Tomlinson, Brian (ed.) (2003) Materials Development in Language Teaching. Cambridge University Press;
Tomlinson, Brian (org.) (2016) SLA Research and Materials Development for Language Learning. Taylor e Francis;
Tomlinson, Brian e Hitomi MASUHARA (2018) (orgs.) The Complete Guide to the Theory and Practice of Materials Development for Language Learning. John Wiley e Sons.
Método de ensino
A unidade curricular está organizada em módulos semanais, em função dos conteúdos programáticos a serem lecionados.
Cada módulo tem como suporte: vídeos-aula com a exposição dos conteúdos, descrição de exemplos selecionados, formulação de problemas, entre outros; recursos adaptados a cada conteúdo programático (sínteses, esquematizações, quadros-resumo, imagens, materiais adaptados, etc.); indicações bibliográficas/acesso a bibliografia em linha.
Todos os recursos e interação com os estudantes terão como suporte privilegiado a plataforma construída para o efeito.
Ensino e-learning
Método de avaliação
A avaliação incluirá a realização de atividades (por exemplo, avaliação e adaptação de materiais e recursos existentes para o ensino do PLNM). Estes exercícios serão realizados ao longo do semestre, destinando-se a diferentes públicos-alvo e ao treino de diferentes competências linguísticas. Será também realizado um trabalho final, que avaliará de forma mais global os conteúdos lecionados, no qual serão avaliados os conhecimentos adquiridos e as competências de adaptação e/ou criação de materiais para ensino/aprendizagem de PLNM.ndicar ponderações para cada um dos elementos de avaliação
Conteúdo
Avaliação de materiais e recursos existentes.
-Adaptação e desenvolvimento de materiais para públicos específicos:
-Níveis de proficiência;
-Línguas maternas;
-Adultos/crianças;
-Língua para fins específicos.
-Desenvolvimento de materiais para diferentes competências:
-Ensino da gramática;
-Ensino de vocabulário;
o Escrita e leitura;
o Oralidade.
- Avaliação oficial em plnm.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: