Educação intercultural - 2. semestre

Objectivos

-Competência geral:
-Mobilizar saberes culturais, científicos e de investigação para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano linguístico dos alunos.

-Objetivos:
-Refletir sobre as problemáticas educativas atuais;
-Articular as questões da diversidade cultural com contextos educativos multi-étnicos e multilingues;
-Reconhecer a importância da educação intercultural na construção da cidadania;
-Reconhecer o papel do domínio da língua em contextos de LM, LNM e LE;
o Compreender a importância de uma educação multi/intercultural;
o Compreender a importância da Educação na construção das identidades pessoal e social dos indivíduos;
o Contribuir para uma cidadania intercultural.

Caracterização geral

Código

722131099

Créditos

10

Professor responsável

Joana Alexandra Vaz Teixeira, Joana Batalha Marchão

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

Banks, James A. (2001) Citizenship education and diversity: Implications for teacher education. Journal of Teacher Education, 52 (1), 5-16;
Silva, Maria do Carmo Vieira da (2010) Élèves de trois classes multiculturelles portugaises: le point de vue de leurs enseignantes In Clementina Acedo, Abdeljalil Akkari e Karin Muller (eds.), LÉducation pour l’inclusion: de la recherche aux réalisations pratiques. UNESCO: Bureau international d’éducation, 127-140;
Silva, Maria do Carmo Vieira da & Gonçalves, Carolina (2011) Diversidade linguística no sistema educativo português:
Necessidades e práticas pedagógicas nos ensinos básico e secundário. Lisboa: Observatório da Imigração (Estudo 46), ACIDI;
Stoer, Stephen & Cortesão, Luiza (1999) Levantando a pedra: da pedagogia inter/multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização. Porto: Edições Afrontamento;
Vandenbroeck, Michel (2005) Éduquer nos enfants à la diversité. Ramonville Saint-Agne.

Método de ensino

- Exposição pela docente
- Textos informativos
- Sugestões de pesquisa
- Fórum
Ensino e-learning

Método de avaliação

- Elaboração de um Glossário (individual) temático com o máximo de 5 páginas (50%)
- Elaboração de um Projeto de Estudo (individual) na área da Educação Intercultural, com o máximo de 5 páginas (50%)

Conteúdo

-A educação no mundo contemporâneo:
Conceitos de educação; objetivos; paradigmas.
-O multiculturalismo no mundo contemporâneo:
Problemáticas; orientações; constrangimentos.
-Escola e diversidade cultural:
Conceitos de cultura; descontinuidades culturais; contextos educativos multi-étnicos e multilingues.
-Educação multi/intercultural:
Fundamentos; princípios; objetivos; metodologias.
-Educação e inclusão:
Educação e desenvolvimento social; diversidade e compreensão intercultural; escola inclusiva.
-Educação intercultural e cidadania:
Problemáticas; construção identitária; construção da cidadania; o papel da língua na vivência de uma
cidadania ativa.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: