Consumo, Cultura e Qualidade de Vida Urbana - 2. semestre

Objectivos

Fornecer o quadro de reflexão e pesquisa científicas que apontam para a centralidade do consumo, da cultura e da qualidade de vida, na actual fase de desenvolvimento urbano das cidades de tipo europeu. - Capacitar os estudantes com ferramentas conceptuais e metodológicas que permitam o enriquecimento da formação de 2º ciclo, ao nível do enfoque multidisciplinar sobre consumo, cultura e qualidade de vida no contexto dos processos de urbanização. Prosseguindo aqueles objectivos, procura-se que os estudantes adquiram as seguintes competências: - Capacidade para formular um quadro de reflexão sobre os enfoques multidisciplinares de abordagem da centralidade do consumo, cultura e qualidade de vida, na actual fase de desenvolvimento das cidades. - Domínio de algumas ferramentas de operacionalização de conceitos e aplicações metodológicas, sobre aquelas temáticas, em contextos profissionais e/ou de prosseguimento de estudos pós-graduados.

Caracterização geral

Código

722171251

Créditos

6

Professor responsável

João Pedro Nunes, Pedro Costa (ISCTE-IUL), Teresa Costa Pinto (ISCTE-IUL)

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Método de ensino

A metodologia de ensino consiste na combinação de uma componente expositiva e de discussão dos quadros teórico-conceptuais previstos nos conteúdos programáticos da unidade curricular, com uma componente de apresentação e discussão de materiais de pesquisa e instrumentos metodológicos.

Método de avaliação

Trabalho de grupo de apresentação em aula de material empírico, de recolha, análise e sistematização originais, sobre um dos temas do programa (30%). A elaboração individual de um texto escrito em formato paper, sistematizando, de forma articulada e coerente, conteúdos provenientes dos três módulos da unidade curricular (70%).

Conteúdo

O programa da unidade curricular estrutura-se nos três módulos e conteúdos que se seguem: 1. Mudança urbana e modelos de consumo: -Consumo como eixo estruturador das economias e da vida urbana -Crescimento urbano, espaços, fases e modelos de consumo -Metodologias qualitativas de análise do consumo 2. Cultura, consumo urbano e desenvolvimento: -Cidade, cultura, criatividade: questões conceptuais e metodológicas -Actividades culturais e território -Cultura, dinâmicas criativas e espaço urbano -Actividades culturais e revitalização urbana; -Formas de governança e governação: políticas culturais, desenvolvimento territorial e criatividade urbana. 3. Qualidade de vida e desenvolvimento urbano: -Contexto do surgimento da temática da qualidade de vida e da qualidade de vida urbana: uma reflexão a propósito do desenvolvimento urbano; -As várias abordagens da qualidade de vida. -Metodologias de diagnóstico e avaliação da qualidade de vida.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: