Cidade, Migrações e Diversidade - 2. semestre

Objectivos

Pretende-se que os estudantes adquiram: a) Compreensão crítica dos referenciais teóricos e metodológicos na área dos estudos sobre cidades, migrações e diversidade cultural; b) Capacidade para elaborar problemas de investigação afins, fundamentados em bibliografia adequada; c) Capacidade para discutir a contribuição de resultados específicos de investigação relacionados com este campo de pesquisa.

Caracterização geral

Código

722171252

Créditos

6

Professor responsável

Maria Filomena Silvano

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Método de ensino

As sessões encontram-se divididas em: Expositivas, da responsabilidade do docente, seguidas de debate (60%) Práticas, centrada na discussão de temas seleccionados (40%). (apresentação e discussão, por parte dos alunos, de um conjunto de temáticas relacionadas com os objectivos da UC).

Método de avaliação

A avaliação integra dois momentos: Apresentações individuais em aula de um texto sobre uma temática do programa (40%). Trabalho individual escrito (exercício de reflexão crítica com o limite máximo de 15 páginas) (60%).

Conteúdo

1. Estudos de cidades, pós-colonialismo e globalização 2. Identidades culturais em metrópoles multi-étnicas 3. Os imigrantes como agentes de transformação das cidades 4. Relações inter-étnicas, hibridismo e discriminação 5. Para além das cidades: diásporas e espaços públicos transnacionais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: