Trabalho de Projeto em Estudos Urbanos

Objectivos

Esta unidade curricular tem como objectivo central a formação dos alunos para a elaboração de um projecto de intervenção face a um problema ou nó problemático específico, aplicando o conjunto de instrumentos teórico-conceptuais e metodológicos adquiridos na formação do mestrado. Prosseguindo aquele objectivo, pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências: - Competências de elaboração de um projecto de intervenção a partir do diagnóstico de um problema, nó problemático ou situação merecedora de intervenção. - Competências de relacionamento entre teoria , conceitos e situação concreta de uma determinada realidade empírica. - Competências de elaboração de diagnóstico, plano de acção e avaliação de projecto de intervenção. - Competências de operacionalização de conhecimentos teórico-conceptuais. - Competências de decisão e proposição de soluções de modo autónomo e cientificamente informado.

Caracterização geral

Código

722171255

Créditos

48

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - -

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Método de ensino

A metodologia de ensino consiste em: - Trabalho de orientação tutorial individualizado em que o orientador acompanha todas as etapas do trabalho do seu orientando e fornece aconselhamento adequado. - Trabalho de \"oficina de projecto\" em que a totalidade dos alunos a elaborar trabalho de projecto são chamados a debater as etapas de desenvolvimento do trabalho e a confrontar dificuldades e recolher ensinamentos com base na troca de experiências e aconselhamento dos supervisores.

Método de avaliação

O orientador avaliará o percurso de elaboração do projecto e a aprendizagem e progressão efectuada ao longo do mesmo e ponderará essa avaliação na avaliação final do relatório de Trabalho de Projecto.

Conteúdo

Em articulação com o orientador, cada aluno deverá desenvolver, a partir de uma programação inicial dos trabalhos, os seguintes pontos: - Identificar e escolher um problema social ou situação problemática passível de intervenção. - Formular o objecto de intervenção de modo elaborado e analiticamente problematizado. - Recolher e analisar a bibliografia relevante. - Elaborar as questões de partida ou hipóteses de trabalho. - Definir as metodologias adequadas para o trabalho. - Elaborar o diagnóstico do problema ou da situação a partir do trabalho de campo. - Desenhar um Pano de acção. - Desenhar o Plano de avaliação. - Escrever um relatório do Trabalho de Projecto.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: