Estágio em Estudos Urbanos

Objectivos

O Estágio em Estudos Urbanos, sendo uma alternativa à elaboração da Dissertação ou do Trabalho de Projecto como forma de conclusão do Mestrado, tem como objectivos: - Proporcionar aos alunos um contacto directo com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso; - Desenvolver capacidades de utilização de instrumentos teóricos e metodológicos adequados às práticas profissionais ligadas às problemáticas urbanas; - Desenvolver competências de elaboração de um projecto de intervenção a partir do diagnóstico de um problema, nó problemático ou situação merecedora de intervenção. - Desenvolver competências de decisão e proposição de soluções de modo autónomo e cientificamente informado.

Caracterização geral

Código

722171256

Créditos

48

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Método de ensino

A metodologia de ensino consiste na promoção da articulação entre competências teóricas e metodológicas adquiridas e a formação aplicada em contexto profissional de trabalho. Desta articulação, resultará um Relatório de Estágio que dá conta, de forma crítica e cientificamente informada, do trabalho desenvolvido tendo em conta os pontos apresentados nos conteúdos programáticos.

Método de avaliação

Cabe ao supervisor do estágio acompanhar a evolução do estágio, assegurando a prossecução dos objectivos e do programa de estágio, bem como a avaliação do Relatório de Estágio que contemplará a avaliação do percurso feito pelo aluno no que diz respeito às competências assinaladas no ponto 3.3.4.

Conteúdo

Em articulação com o supervisor de estágio, cada aluno deverá desenvolver, a partir de uma programação inicial dos trabalhos, os seguintes pontos: - Identificar e escolher uma situação problemática passível de intervenção no contexto profissional escolhido. - Formular o objecto do estágio de modo elaborado e analiticamente problematizado. - Recolher e analisar a bibliografia relevante. - Definir as metodologias adequadas para o trabalho. - Elaborar o plano de estágio e adequar o trabalho de estágio a este plano - Elaborar o relatório de estágio.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: