Globalização, Território e Políticas de Competitividade (ISCTE-IUL)

Objectivos

O programa de GTPC pretende habilitar os alunos a interpretar os processos económicos contemporâneos a partir da consideração da variável espaço na análise económica. Assim, são objectivos gerais da UC: a. Familiarizar os alunos com o património cognitivo da Economia do Território; b. Habilitar os alunos a reflectir sobre a natureza e as implicações do processo de Globalização para as Políticas de Competitividade, em especial da competitividade territorial c. Sensibilizar os alunos para a relevância do Território na eficácia das políticas de competitividade.

Caracterização geral

Código

723000004

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Bibliografia

Método de ensino

Os objectivos definidos para a UC têm subjacente que cada aluno lhe dedique 150 horas de tempo de trabalho. O processo de aprendizagem baseia-se no trabalho autónomo do aluno, associado a uma combinação de: a. Aulas teórico-práticas; b. Pesquisa, leitura e análise da bibliografia; c. Sessões de trabalho em grupo; d. Redacção de um texto síntese com as principais conclusões da bibliografia lida; e. Apresentação oral e discussão colectiva da aprendizagem realizada pelos alunos.

Método de avaliação

Na 1ª época a avaliação materializa-se: A- Numa recensão colectiva da bibliografia relativa a um tema dado. B- Num ensaio individual de reflexão crítica, com apresentação oral, focada em alguns dos textos da bibliografia de suporte ao tema tratado. Na nota final \\"A\\" e \\"B\\" terão uma ponderação de 50%, cada. A participação do aluno nas actividades lectivas pode levar à majoração da nota final em 1 valor. Na 2ª época e na época de recurso a avaliação consistirá num exame sem consulta.

Conteúdo

1. Economia e Território: síntese de uma relação teórica fértil 2.Teoria da localização e organização espacial da economia. 3. Teorias do crescimento regional desequilibrado. 4. Globalização e dinâmicas territoriais actuais. 5. A problemática da competitividade regional no contexto actual: da vantagem comparativa baseada no custo à vantagem absoluta alicerçada na inovação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: