Inovação e Território (ISCTE-IUL)

Objectivos

O objectivo geral do módulo de Inovação e Território é o de acompanhar o actual debate académico sobre a temática emergente das relações entre inovação e território. Este debate tem evidentes repercussões sobre o entendimento das dinâmicas regionais de competitividade e sobre os desafios que se colocam às entidades responsáveis pelas políticas de desenvolvimento territorial, o que lhe confere uma especial pertinência no actual momento da realidade portuguesa.

Caracterização geral

Código

723000012

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Método de ensino

Os objectivos definidos para a UC têm subjacente que cada aluno lhe dedique um tempo de trabalho total equivalente a 150 horas, das quais apenas 21 serão presenciais, predominantemente aulas teórico-praticas. Esta componente expositiva da aprendizagem conjuga-se com uma dimensão interactiva da aprendizagem que envolve o conjunto dos alunos, grupos de trabalho e o docente, tendo por base o sistema de avaliação.

Método de avaliação

A avaliação desta UC incluirá: 1. A participação activa de cada aluno nas aulas tendo por base a leitura prévia da bibliografia indicada. 2. A elaboração de uma recensão crítica dos textos analisados ao longo do semestre (máx 12-15 páginas, mais bibliografia e anexos) A nota final de cada aluno será a resultante da média das duas componentes da avaliação.

Conteúdo

1. A problemática da Inovação e Território no contexto das políticas públicas 2. O conceito de economias externas e a sua relevância para apreender as dinâmicas territoriais contemporâneas 3. Regiões ganhadoras e dinâmicas territoriais de inovação: o distrito industrial 4. A natureza do processo de inovação e a relevância do Território. 5. Proximidade, Interacção e Inovação: tipologias de proximidade e relevância da interacção a diferentes escalas espaciais 6. Regiões ganhadoras e dinâmicas territoriais de inovação: meio inovador-learning region e distritos tecnológicos 7. SRI-Sistemas Regionais de Inovação e SEI-Sistemas Espaciais de Inovação: apreensão empírica da dimensão territorial das redes de inovação. 8. Inovação, competitividade e Política Regional: que papel para as instituições responsáveis pela governança territorial da inovação? 9. Tópicos para uma agenda de investigação sobre a relevância do território no processo de inovação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: