Economia Urbana (ISCTE-IUL)

Objectivos

1. Compreender a natureza dos problemas regionais e o processo do desenvolvimento territorial; 2. Analisar os fundamentos, os desafios e os novos paradigmas das políticas regionais; 3.Reflectir sobre os novos problemas urbanos num contexto de grandes transformações estruturais e de globalização; 4. Examinar as transformações recentes nas políticas urbanas.

Caracterização geral

Código

723000013

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Método de ensino

O processo de ensino-aprendizagem baseia-se em trabalho individual estimado em cerca de 150 horas. Dessas, 21 horas serão presenciais. As questões objecto dos relatórios referidos no ponto anterior serão seleccionadas de modo a que os estudantes sejam levados a aprofundar a reflexão sobre problemas concretos das políticas regionais e urbanas. Na bibliografia indicada privilegiam-se textos disponíveis on-line que possibilitem fácil e diversificado acesso pelos alunos.

Método de avaliação

Na 1ª época a avaliação será feita articulando: a) Trabalho individual. b) Um teste escrito. c) A presença e participação nas aulas A classificação final será obtida aplicando as ponderações 40%, 45% e 15% às classificações dos elementos de avaliação referidos nas alíneas anteriores, pela ordem indicada. Quem não obtiver aprovação na 1ª época pode submeter-se a exame na 2ª época.

Conteúdo

1.Desenvolvimento e território. Desenvolvimento e urbanização. Território e políticas públicas: a necessidade de políticas territoriais. 2.Políticas regionais ? história, resultados e desafios. As políticas regionais clássicas. 3.Instrumentos de política regional: tipologia e eficácia. 4.O futuro das políticas regionais: novos desafios e a procura de um novo paradigma. Da política regional às políticas territoriais. 5.A política regional em Portugal. 6.As redes estruturantes do desenvolvimento territorial. O papel estratégico das cidades no desenvolvimento económico. 7.As políticas urbanas: fundamentos e práticas. 8.Abordagens doutrinárias às intervenções públicas na cidade. Novos desafios e tendências das políticas urbanas. 9.Políticas urbanas em Portugal. Os últimos 30 anos 10. A Política urbana futura: propostas europeias para o período 2014-2020 e ensinamentos da experiência recente da Política de Cidades Polis XXI.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: