Sociedade e Arquitetura (ISCTE-IUL)

Objectivos

1.Questionar a Arquitectura sociologicamente, partindo da sua compreensão como produto de uma sociedade e que se destina ao usufruto de indivíduos socialmente contextualizados; 2.Conhecer as principais dinâmicas de mudança social,com destaque para a realidade portuguesa, funcionando os conteúdos leccionados como competências de enriquecimento do exercício da profissão, relativamente:2.1 à interpretação dos significados sociais corporizados pelos diversos edifícios e espaços do universo de intervenção do arquitecto;2.2 à concepção do projecto e programa,sensibilizando os alunos para a necessidade de incorporar os contextos sociológicos, particularidades dos públicos e especificidades das diversas funções; 2.3 à compreensão das relações entre as transformações do espaço construído e as da sociedade;3.Despertar uma atitude de antecipação dos cenários da profissão e reflexão sobre as competências e estratégias a desenvolver, pela análise do contexto actual da actividade de arquitecto.

Caracterização geral

Código

723000015

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Método de ensino

1. Aulas Teóricas/ Expositivas suportadas em material visual 2. Exercícios práticos na aula 3. Visionamento e discussão de filmes/vídeos/doc´s 4. Conferência 5. Aulas Práticas de exposição e análise crítica de textos; apresentação e discussão planos de trabalho

Método de avaliação

A avaliação consistirá no seguinte: 1.apresentação oral de um texto sobre um dos temas do programa; 2.trabalho de grupo que (desejavelmente) envolva uma investigação empírica, com eventual recurso a metodologias visuais; 3.sendo ainda de salientar, a participação e a assiduidade como critérios a ter em conta.

Conteúdo

1.Ligações entre a Sociedade e a Arquitetura; 2.Dinâmicas de Transformação Social; 2.1.Sociedades Tradicionais; 2.2.Movimento Moderno; 2.3.Sociedades Contemporâneas e especificidades da Modernidade Tardia em Portugal; 3.Arquitecturas do Domínio Privado; 3.1 Habitar nas Sociedades Tradicionais; 3.2.Casas do Estado Novo; 3.3.A Modernização da Habitação em Portugal; 3.4.A Revolução e as Operações SAAL; 3.5.A Arquitetura Popular do Portugal Democrático:dos clandestinos às maisons; 3.6.A Arquitetura do Luxo e o boom imobiliário do fim do século XX; 3.7 As casas das novas classes médias; 3.8.Inquéritos e estudos sobre habitação em Portugal; 3.9 Questões sociológicas para um programa; 4.Arquitecturas do Domínio Público; 5.Ser Arquitecto na actualidade: condições sociais do exercício da profissão; 5.1 A formação e o exercício da Arquitetura; 5.2.Perfil sociológico dos Arquitetos no Portugal Actual; 5.3.Identidades e experiências profissionais: expetativas, obstáculos e competências.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: