História Oral (ISCTE-IUL)

Objectivos

A UC visa apresentar os fundamentos básicos (teóricos e práticos) da História Oral e conseguir que os alunos aprendam a fazê-la.

Caracterização geral

Código

723000018

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Método de ensino

O estudo, tendo por base a bibliografia de trabalho e o trabalho prático, será orientado e apoiado pela realização de aulas teórico-práticas e constitui a base do processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento de competências de operacionalização analítica bem como da capacidade de comunicar análises e conclusões será exercitado ao longo do processo de avaliação.

Método de avaliação

A avaliação periódica tem 2 elementos (peso de 2/3 e 1/3). 1. Um dossier sobre um tema com: problemática; grelha de entrevista; 3 perfis; transcrição/fichagem de 5 mn de uma entrevista; comentário dessa entrevista; reflexão final com análise da contribuição da história oral para o estudo do problema. 2. Uma recensão crítica de obra, com avaliação da contribuição da história oral para a mesma. Em alternativa, haverá exame final.

Conteúdo

1. A História Oral como saber reconhecido: 1.1. A emergência e a afirmação da História Oral. 1.2. Tradições orais. 1.3. Tipologias e problemáticas da memória colectiva. 1.4. História Oral e fontes orais em arquivos e museus. 1.5. A situação da História Oral em Portugal. 2. A prática da História Oral: 2.1. Especificidades das fontes orais. 2.2. A inter-relação entre o entrevistador e o entrevistado. 2.3. Técnicas de entrevista. 2.4. Tipos de entrevistas. 2.5. A construção de perguntas. 2.6. Perfis de entrevistados. 2.7. Tipos de transcrição ou fichagem. 2.8. Utilização e crítica das fontes orais. 2.9. Problemas de confidencialidade: direito à informação ou direito à privacidade?

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: