Métodos Avançados de Análise de Dados (ISCTE-IUL)

Objectivos

Esta unidade curricular tem por objetivo apresentar métodos de dependência que permitem contemplar duas situações de investigação de grande aplicação na área das Ciências Sociais. São analisados desenhos complexos nos quais são testados modelos com efeitos de moderação e com efeitos de mediação. São feitas aplicações através de Regressão Linear Múltipla e Regressão Logística. A apresentação dos diferentes métodos contempla também uma vertente mais aplicacional, construindo situações de análise com apoio de um software de estatística (SPSS).

Caracterização geral

Código

723000021

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Método de ensino

O estudo individual, tendo por base a bibliografia sugerida, será orientado e apoiado pela realização de aulas com diferentes perfis: 1. Aulas teórico-práticas: apresentação conceptual dos métodos. São também apresentados e discutidos diversos exemplos de aplicações (artigos e relatórios com análise de dados); 2. Aulas laboratoriais: aplicação dos diferentes métodos através do SPSS e apresentação de resultados num relatório/artigo científico.

Método de avaliação

A avaliação contínua: 1.Exercício individual(60%) 2.Trabalho de grupo(40%). Condições: 1. Nota do trabalho: positiva 2. Nota do exercício: no mínimo 7,5 valores 3. Nota final: média positiva das duas componentes. Frequência obrigatórias das aulas PL para a avaliação contínua. A avaliação por exame resulta da ponderação de duas componentes com as mesmas características das da avaliação contínua.

Conteúdo

1. Modelação: moderação e mediação 1.1 Moderação: efeito de interação 1.2 Mediação: cadeia de efeitos 1.3 Análise de artigos com moderação e mediação 2. Modelação de moderação via Regressão Linear (OLS) 2.1 OLS com efeitos principais e efeitos de interação 2.2 Moderadora quantitativa 2.3 Moderadora categorizada 2.4 Aplicação com software estatístico 2.5 Apresentação de resultados em relatório/artigo 3. Modelação de mediação via OLS 3.1 Mediadora quantitativa 3.2 Mediação por via métodos paramétricos (passos causais de Baron e Kenny e teste de Sobel) 3.3 Mediação parcial e total 3.4 Aplicação com software estatístico 3.5 Apresentação de resultados em relatório/artigo 4. Modelação de mediação via Regressão Logística 4.1 Objetivos e apresentação do modelo 4.2 Condições de aplicabilidade 4.3 Parâmetros do modelo 4.4 Aplicação com software estatístico 4.5 Apresentação de resultados em relatório/artigo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: