Pesquisa de Terreno (ISCTE-IUL)

Objectivos

Apresentar os procedimentos teóricos e metodológicos que sustentam o processo de pesquisa etnográfica, promover uma reflexão crítica sobre os mesmos e incentivar a sua prática no âmbito das investigações em curso.

Caracterização geral

Código

723000022

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Método de ensino

A UC organiza-se em aulas teórico-práticas, baseadas em exposição teórica e análise de casos, apresentados de forma textual ou visual. A leitura da bibliografia seleccionada, por aula, permite acompanhar a exposição das matérias do programa. A sua discussão, em aula, tem como objectivo estimular a capacidade analítica e uma reflexão crítica em torno dos conceitos e temas abordados.

Método de avaliação

Cada estudante deverá: acompanhar activamente as aulas, envolvendo-se na discussão em torno dos temas e casos apresentados; escrever um comentário sobre um caso/artigo apresentado na aula; redigir um ensaio final, na aula, sobre tema a definir Em alternativa, o aluno pode realizar o exame final que abrange toda a matéria da UC. Ponderação da avaliação periódica: acompanhamento das aulas e participação nas discussões (20%); Comentário sobre um caso(30%); Ensaio na aula (50%).

Conteúdo

CP1 Etnografia e trabalho de campo na história das ciências sociais. CP2 Terrenos para a pesquisa CP3 Observar e registar CP4 Conversar e entrevistar CP5 Descrever, analisar, interpretar CP6 Investigar eticamente CP7 Apresentação e discussão de casos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: