Análise de Indicadores Estatísticos (ISCTE-IUL)

Objectivos

A UC de Análise de Indicadores Estatísticos tem como objetivos proporcionar aos estudantes, através da realização de atividades práticas, o desenvolvimento de competências de avaliação e utilização de fontes estatísticas, tomando como referência o trabalho de investigação científica e de redação dos respetivos produtos. Pretende-se dotar os alunos das competências que lhes permitam ler, interpretar e usar de forma informada as estatísticas disponíveis em diversas das suas áreas fundamentais.

Caracterização geral

Código

723000025

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Método de ensino

Todas as aulas serão Teórico-Práticas (20 horas de contacto): apresentação do docente adicionada da realização de um pequeno exercício prático. A orientação tutorial (1h de contacto) para esclarecimento de dúvidas e preparação das avaliações: Uma apresentação em sala de aula (20 horas de trabalho autónomo): 4 horas de leitura, 8 horas de pesquisa e 8 horas de preparação da apresentação Um pequeno ensaio (máximo de 10 páginas): 19 horas de leitura; 40 horas de pesquisa; 50 horas de redação.

Método de avaliação

A avaliação compreende dois regimes: 1) contínua e 2) final. 1) Serão usados dois momentos de avaliação: uma apresentação em sala de aula (ponderação 30%) e um ensaio escrito (ponderação 70%). Este regime de avaliação pressupõe uma assiduidade e pontualidade mínima de 70% das aulas e revela as competências no domínio escrito e oral, a qualidade da pesquisa realizada e os conhecimentos adquiridos. 2) Os estudantes que optem pela avaliação final poderão realizar um exame de 1ª/2ª época.

Conteúdo

CP1. O sistema estatístico nacional e internacional (Instituto Nacional de Estatística e órgãos de competências delegadas; Organismos das Nações Unidas, Eurostat, OCDE); Métodos e amplitude da recolha de informação. CP2. Recenseamento da população e estatísticas demográficas; CP3. Educação: Sistema de ensino, recenseamentos escolares e qualificações da população; CP4. PIB, rendimentos, proteção social e desigualdades sociais; CP5. Trabalho, emprego e grupos profissionais; CP5. Ciência, tecnologia e sociedade do conhecimento; CP6. Indicadores compósitos: índice de desenvolvimento humano; CP7. Dos indicadores estatísticos à investigação sociológica. Articulação das estatísticas oficiais com a utilização de bases de dados internacionais Eurobarometer, EVS, IPPS, ESS.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: