Gramática do Português e Ensino - 1. semestre
Objetivos
a) Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre a gramática do português, considerando as suas diferentes vertentes;
b) Desenvolver competências de análise de fenómenos da fonologia, da morfologia, da sintaxe e da semântica do português;
c) Identificar propriedades linguísticas e discursivas de diferentes atualizações textuais da língua;
d) Conhecer instrumentos teóricos e metodológicos adequados ao uso de materiais de referência (manuais, gramáticas e dicionários, entre outros) na prática do ensino do português língua materna;
e) Dominar técnicas para a conceção e elaboração de materiais de apoio à lecionação.
Caracterização geral
Código
722131084
Créditos
10
Professor responsável
Maria do Céu Caetano, Maria Teresa Brocardo
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
Duarte, Inês (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Kumaravadivelu, B. (2003) Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven : Yale University Press.
Larsen-Freeman, Diane & Anderson, Marti (2011) Techniques and Principles in Language Teaching. Oxford: Oxford University Press.
Martins, Ana Maria & Carrilho, Ernestina (2016) Manual de Linguística Portuguesa. Berlin: De Gruyter.
Mateus, Maria Helena M. et al. (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Peres, João; Móia, Telmo (1996) Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Raposo, Eduardo Paiva et al. (2013) Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Richards, J. C.; Rodgers, T. S. (2001) Approaches and methods in language teaching. 2nd ed. New York: Cambridge University Press.
Método de ensino
A unidade curricular funciona em regime de seminário, pressupondo, portanto, a participação ativa dos mestrandos em todas as sessões e visando também incentivar a sua progressiva autonomização no desenvolvimento do trabalho pessoal (recolha bibliográfica, produção de análises críticas, formulação de problemas e apresentação de propostas para a respetiva resolução, etc.).
Os temas propostos para estudo e discussão são calendarizados no início de cada semestre e previamente preparados com base em leituras da bibliografia recomendada.
Em sessões tutoriais, os mestrandos terão um acompanhamento regular personalizado das matérias, bem como dos trabalhos a apresentar para avaliação.
Método de avaliação
Avaliação: participação nas sessões de seminário, nomeadamente com apresentação de leituras, discussão das matérias, realização autónoma de exercícios práticos de aplicação de conhecimentos (30%); apresentação de um trabalho escrito individual (70%).
Conteúdo
1. O ensino da gramática: porquê estudar / ensinar gramática? Diferentes tipos de gramáticas.
2. O oral e o escrito: transcrição do oral; critérios da ortografia portuguesa.
3. O sistema fonológico do português europeu; processos fonológicos.
4. Flexão nominal e flexão verbal; processos de formação de palavras (derivação e composição).
5. Aspetos sintáticos e semânticos: classes de palavras; constituintes da frase e funções sintáticas; frases simples e frases complexas; construção da referência e expressões nominais; marcação de tempo, aspeto e modalidade.
6. Língua, norma e variação: parâmetros de variação; questões de normalização.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês
- Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário