Teoria do Texto
Objetivos
No final da unidade curricular, os alunos são supostos:
- conhecer os enquadramentos teóricos mais relevantes, no âmbito das Ciências da Linguagem, para diferentes conceções de texto;
- delimitar texto e discurso como objetos de análise, em função de diferentes perspetivas teóricas;
- manipular adequadamente recursos de análise linguística capazes de darem conta de diferentes planos de análise de textos;
- diversificar as opções de análise, em função de objetivos de descrição ou de investigação diferenciados.
Caracterização geral
Código
722131077
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
Adam, Jean-Michel, Heidmann, Ute & Maingueneau, Dominique. (2010). Análises textuais e discursivas. Metodologia e aplicações. São Paulo: Cortez Editora.
Adam, Jean-Michel (2008). A linguística textual. Introdução à análise textual dos discursos. São Paulo: Cortez Editora.
Bronckart, Jean-Paul (2005). Os géneros de texto e os tipos de discurso como formatos das interações de desenvolvimento. In Menéndez, F. (org), Análise do discurso. Lisboa : Huguin, pp. 37-80.
Bronckart, Jean-Paul (2010). La vie des signes en questions : des textes aux langues, et retour. In Brito, A. et al. (orgs). Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. Porto: APL, 11-40.
Coseriu, Eugenio (2007). Linguística del texto. Introducción a la hermenêutica del
sentido. Madrid: Arco/Libros, S.L.
Coutinho, Maria Antónia (2003). Texto(s) e competência textual. Lisboa: FCT-FCG.
Fonseca, Fernanda Irene (1992). Deixis, Tempo e Narração. Porto: Fundação Eng. António de Almeida.
Método de ensino
As aulas serão teóricas e práticas (60% / 40%) e procurarão envolver ativamente os estudantes.
Método de avaliação
Avaliação:
- participação nas sessões e trabalho autónomo (através de pequenas contribuições orais ou escritas) - 30%;
- elaboração de um trabalho escrito, a incluir uma parte de sustentação teórica e metodológica e outra parte de análise de texto(s) - 70%.
Conteúdo
1) Os textos: delimitação do objeto de análise; perspetivas epistemológicas e metodológicas.
2) Linguística do texto, análise textual dos discursos e teoria do texto: convergências e divergências.
3) Textos, discursos, géneros: especificidades e interrelações.
4) Organização macro e microlinguística: descrição e instrumentos de análise.
5) Análise de textos: questões de variação genérica e estilística.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Ciências da Linguagem - Linguística
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Espanhol
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês
- Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário