Aquisição e Perturbações da Linguagem - 2. semestre
Objetivos
a) Aprofundar conhecimentos sobre modelos teóricos de aquisição e propriedades do desenvolvimento linguístico em diferentes componentes da gramática. b) Desenvolver a capacidade de refletir sobre a forma como os dados de desenvolvimento linguístico (típico e atípico) fornecem evidência para a modularidade do sistema gramatical e para a discussão de hipóteses teóricas sobre o funcionamento da linguagem. c) Desenvolver a capacidade de refletir sobre a forma como as hipóteses teóricas em linguística permitem uma melhor caracterização de perturbações da linguagem. d) Desenvolver a capacidade de comparar a aquisição de diferentes estruturas em diferentes línguas e em diferentes populações, identificando processos comuns e diferenciados no desenvolvimento linguístico. e) Identificar perturbações do desenvolvimento linguístico e marcadores clínicos de perturbações da linguagem na criança.
Caracterização geral
Código
722131101
Créditos
10
Professor responsável
Ana Maria Lavadinho Madeira, Maria Sousa Lobo Gonçalves, Susana Mesquita de Deus Correia
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Bishop, D. & L. Leonard (eds.) 2000. Speech and Language Impairments in Children. Causes, Characteristics, Intervention and Outcome. London/New York: Psychology Press. Fletcher, P. & B. MacWhinney (eds.) 1995. The Handbook of Child Language. Cambridge: Blackwell Publishers. Freitas, M. J. & A.L. Santos, orgs. 2017. A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português. Textbooks in Language Sciences. Berlim: Language Science Press. http://langsci-press.org/catalog/book/160. Goodluck, H. 1991. Language Acquisition. A Linguistic Introduction. Oxford/Cambridge: Blackwell. Guasti, M.T. 2017. Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, London: MIT Press, 2ª edição. Lust, B. 2006. Child Language. Acquisition and Growth. Cambridge: Cambridge University Press. Lust, B & C. Foley (eds.). 2004. First Language Acquisition. The Essential Readings. Blackwell Publishing. Schwartz, R.G. (ed.) 2009. Handbook of Child Language Disorders. New York/Hove: Psychology
Método de ensino
As aulas incluem uma componente teórica e uma componente prática, com aulas expositivas, sessões de análise de produções infantis e discussão de artigos científicos.
Método de avaliação
A avaliação contemplará: i) uma ficha de leitura de um artigo científico (30%); ii) análise de produções de crianças (40%) (produções retiradas de uma base de dados internacional CHILDES); iii) um exercício com questões para reflexão (30%).
Conteúdo
Serão explorados diferentes tópicos relativos à aquisição da linguagem, contrastando desenvolvimento típico e atípico. Os tópicos incluem: 1. Revisão dos principais modelos teóricos de aquisição da linguagem e a forma como consideram o papel do input e de mecanismos internos ao indivíduo. 2. Identificação de etapas de desenvolvimento típico em diferentes componentes da gramática (fonológica, morfológica, sintática e semântico-pragmática). 3. Perturbações da linguagem na criança. 3.1. Tipologia; 3.2. Caracterização de Perturbação Específica da Linguagem; 3.3. Possíveis marcadores clínicos de perturbações da linguagem e diferenças interlinguísticas; 3.4. Desenvolvimento modular das diferentes componentes e seletividade das estruturas afetadas; 3.5. Comparação da aquisição de estruturas específicas em diferentes populações (PEL, perturbações do espectro do autismo, síndrome de Down), nos domínios da morfossintaxe e da pragmática.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Ciências da Linguagem - Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem
- Curso de Especialização em Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Espanhol
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês
- Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário