Desenvolvimento da Linguagem em Contextos Multilingues - 2. semestre
Objetivos
a) Compreender a complexidade e pluralidade de contextos multilingues. b) Conhecer a legislação sobre multilinguismo e educação em contextos multilingues. c) Compreender particularidades do desenvolvimento linguístico em contextos / indivíduos multilingues. d) Desenvolver estratégias promotoras de desenvolvimento multilinguístico equilibrado. e) Compreender as dificuldades de diagnóstico de perturbações da linguagem em crianças multilingues.
Caracterização geral
Código
722131102
Créditos
10
Professor responsável
Alexandra Fiéis, Ana Maria Lavadinho Madeira, Maria Sousa Lobo Gonçalves
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Abello-Contesse, C. et al., eds. 2013. Bilingual and Multilingual Education in the 21st Century. Bristol: Multilingual Matters. Armon-Lotem, S., J. de Jong & N. Meir, eds. 2015. Assessing Multilingual Children. Disentangling Bilingualism from Language Impairment. Bristol: MM. Bhatjia, T.K. & W.C. Ritchie, eds. 2012. The Handbook of Bilingualism and Multilingualism. Wiley-Blackwell, 2ª ed. Baker, C. 2011. Foundations of Bilingual Education and Bilingualism. Bristol: Multilingual Matters. 5ª ed. Bialystok, E. 2001. Bilingualism in development: Language, literacy, and cognition. New York: Cambridge University Press. De Houwer, A. 2009. Bilingual First Language Acquisition. Bristol: Multilingual Matters. Edwards, J. 1994. Multilingualism. London: Routledge. Edwards, J. 2009. Language Diversity in the Classroom. Bristol: Multilingual Matters. Thomas, W. & V. Collier. 1997. School effectiveness for language minority students. Washington, D. C. National Clearinghouse for Bilingual Education.
Método de ensino
Os seminários são de natureza teórico-prática (60%-40%), com uma forte componente participativa da parte dos alunos. A componente prática incluirá a descrição e a análise de estudos de caso, e a apresentação e discussão de textos e de trabalhos dos alunos.
Método de avaliação
1. Pequenos trabalhos realizados ao longo do semestre (30%) 2. Apresentação de um trabalho de investigação: - trabalho escrito (60%) - apresentação oral e discussão do trabalho (10%)
Conteúdo
1. Conceitos de bilinguismo e multilinguismo; caracterização de diferentes contextos de bilinguismo e multilinguismo 2. Multilinguismo e políticas de língua: legislação e documentos orientadores sobre direitos linguísticos e educação multilingue 3. Desenvolvimento linguístico bilingue e multilingue: caracterização 4. Multilinguismo e educação: práticas integradoras 5. Multilinguismo e perturbações da linguagem
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Ciências da Linguagem - Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem
- Curso de Especialização em Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Espanhol
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês
- Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário