Desenvolvimento da Linguagem em Contextos Multilingues - 2. semestre

Objetivos

a) Compreender a complexidade e pluralidade de contextos multilingues. b) Conhecer a legislação sobre multilinguismo e educação em contextos multilingues. c) Compreender particularidades do desenvolvimento linguístico em contextos / indivíduos multilingues. d) Desenvolver estratégias promotoras de desenvolvimento multilinguístico equilibrado. e) Compreender as dificuldades de diagnóstico de perturbações da linguagem em crianças multilingues.

Caracterização geral

Código

722131102

Créditos

10

Professor responsável

Alexandra Fiéis, Ana Maria Lavadinho Madeira, Maria Sousa Lobo Gonçalves

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Abello-Contesse, C. et al., eds. 2013. Bilingual and Multilingual Education in the 21st Century. Bristol: Multilingual Matters. Armon-Lotem, S., J. de Jong & N. Meir, eds. 2015. Assessing Multilingual Children. Disentangling Bilingualism from Language Impairment. Bristol: MM. Bhatjia, T.K. & W.C. Ritchie, eds. 2012. The Handbook of Bilingualism and Multilingualism. Wiley-Blackwell, 2ª ed. Baker, C. 2011. Foundations of Bilingual Education and Bilingualism. Bristol: Multilingual Matters. 5ª ed. Bialystok, E. 2001. Bilingualism in development: Language, literacy, and cognition. New York: Cambridge University Press. De Houwer, A. 2009. Bilingual First Language Acquisition. Bristol: Multilingual Matters. Edwards, J. 1994. Multilingualism. London: Routledge. Edwards, J. 2009. Language Diversity in the Classroom. Bristol: Multilingual Matters. Thomas, W. & V. Collier. 1997. School effectiveness for language minority students. Washington, D. C. National Clearinghouse for Bilingual Education.

Método de ensino

Os seminários são de natureza teórico-prática (60%-40%), com uma forte componente participativa da parte dos alunos. A componente prática incluirá a descrição e a análise de estudos de caso, e a apresentação e discussão de textos e de trabalhos dos alunos.

Método de avaliação

1. Pequenos trabalhos realizados ao longo do semestre (30%) 2. Apresentação de um trabalho de investigação: - trabalho escrito (60%) - apresentação oral e discussão do trabalho (10%)

Conteúdo

1. Conceitos de bilinguismo e multilinguismo; caracterização de diferentes contextos de bilinguismo e multilinguismo 2. Multilinguismo e políticas de língua: legislação e documentos orientadores sobre direitos linguísticos e educação multilingue 3. Desenvolvimento linguístico bilingue e multilingue: caracterização 4. Multilinguismo e educação: práticas integradoras 5. Multilinguismo e perturbações da linguagem