Didática do Português II - 2. semestre
Objetivos
Adquirir saberes e procedimentos fundamentais ao nível da competência científica e da competência didáctica, como condição de qualidade do ensino; ter um conhecimento sustentado de conteúdos e metodologias de análise linguística e literária, indispensáveis a uma transposição didáctica efectiva; reflectir sobre diversas técnicas de ensino da língua e da literatura; desenvolver métodos e práticas de pesquisa e argumentação.
Caracterização geral
Código
722160035
Créditos
5
Professor responsável
Maria Antónia Coutinho
Horas
Semanais - 1,5 letivas + 0,5 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N.A.
Bibliografia
AGUIAR E SILVA, Vitor (2010). As Humanidades, os Estudos Culturais, o Ensino da Literatura e as Políticas de Língua Portuguesa. Coimbra: Almedina.
BERNARDES, José Cardoso e MATEUS, Rui Afonso (2013). Literatura e Ensino do Português . Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos
.
DIONÍSIO, Maria de Lourdes e Rui Vieira de CASTRO (orgs.) (2005). O Português nas Escolas: Ensaios sobre a Língua e a Literatura no Ensino Secundário. Coimbra: Almedina.
FERREIRA, Carla (2012). Ensino das Literaturas de Língua Portuguesa: Percursos de Leitura da Narrativa. Lisboa: Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras.
PIEPER, Irene (2006). The Teaching of Literature: Premininary Study. Strasbourg: Language Policy Division Council of Europe. Documento digital: www.coe.int/t/dg4/linguistic/source/Pieper_fr (consultado a 18/07/2016).
VIEIRA, Maria do Carmo (2010). O Ensino do Português. Lisboa: Relógio D` Água Editores, Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Método de ensino
Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de actividades práticas, incluindo a discussão sobre diversas técnicas de ensino da língua e da literatura.
Ao longo das sessões, será encorajada a leitura de textos, bem como ao debate e à partilha de ideias relevantes, relativos ao conhecimento de conteúdos e metodologias de análise linguística e literária. Como complemento virtual, será aconselhada a consulta de diversas páginas de internet com interesse pedagógico..
Ensino presencial
Método de avaliação
A avaliação inclui três parâmetros: participação ativa nas aulas (20%); apresentação oral (20 minutos) de uma planificação didática (40%); relatório escrito desenvolvido (8-15 páginas) da planificação didática apresentada (40%)
Conteúdo
1. Questões decorrentes da prática pedagógica.
2. A literatura nos programas escolares: filosofia, estrutura e conteúdos.
3. Actividade didáctica: planificação, execução e avaliação.
4. Manuais e outros materiais didácticos.
5. Trabalho prático sobre conteúdos relevantes do ensino da literatura: apresentações orais.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Espanhol
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês
- Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário