Aquisição e Perturbações da Linguagem - 2. semestre

Objetivos

a) Aprofundar conhecimentos sobre modelos teóricos de aquisição e propriedades do desenvolvimento linguístico em diferentes componentes da gramática. b) Desenvolver a capacidade de refletir sobre a forma como os dados de desenvolvimento linguístico (típico e atípico) fornecem evidência para a modularidade do sistema gramatical e para a discussão de hipóteses teóricas sobre o funcionamento da linguagem. c) Desenvolver a capacidade de refletir sobre a forma como as hipóteses teóricas em linguística permitem uma melhor caracterização de perturbações da linguagem. d) Desenvolver a capacidade de comparar a aquisição de diferentes estruturas em diferentes línguas e em diferentes populações, identificando processos comuns e diferenciados no desenvolvimento linguístico. e) Identificar perturbações do desenvolvimento linguístico e marcadores clínicos de perturbações da linguagem na criança.

Caracterização geral

Código

722131101

Créditos

10

Professor responsável

Ana Maria Lavadinho Madeira, Maria Sousa Lobo Gonçalves, Susana Mesquita de Deus Correia

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Bishop, D. & L. Leonard (eds.) 2000. Speech and Language Impairments in Children. Causes, Characteristics, Intervention and Outcome. London/New York: Psychology Press. Fletcher, P. & B. MacWhinney (eds.) 1995. The Handbook of Child Language. Cambridge: Blackwell Publishers. Freitas, M. J. & A.L. Santos, orgs. 2017. A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português. Textbooks in Language Sciences. Berlim: Language Science Press. http://langsci-press.org/catalog/book/160. Goodluck, H. 1991. Language Acquisition. A Linguistic Introduction. Oxford/Cambridge: Blackwell. Guasti, M.T. 2017. Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, London: MIT Press, 2ª edição. Lust, B. 2006. Child Language. Acquisition and Growth. Cambridge: Cambridge University Press. Lust, B & C. Foley (eds.). 2004. First Language Acquisition. The Essential Readings. Blackwell Publishing. Schwartz, R.G. (ed.) 2009. Handbook of Child Language Disorders. New York/Hove: Psychology

Método de ensino

As aulas incluem uma componente teórica e uma componente prática, com aulas expositivas, sessões de análise de produções infantis e discussão de artigos científicos.

Método de avaliação

A avaliação contemplará: i) uma ficha de leitura de um artigo científico (30%); ii) análise de produções de crianças (40%) (produções retiradas de uma base de dados internacional – CHILDES); iii) um exercício com questões para reflexão (30%).

Conteúdo

Serão explorados diferentes tópicos relativos à aquisição da linguagem, contrastando desenvolvimento típico e atípico. Os tópicos incluem: 1. Revisão dos principais modelos teóricos de aquisição da linguagem e a forma como consideram o papel do input e de mecanismos internos ao indivíduo. 2. Identificação de etapas de desenvolvimento típico em diferentes componentes da gramática (fonológica, morfológica, sintática e semântico-pragmática). 3. Perturbações da linguagem na criança. 3.1. Tipologia; 3.2. Caracterização de Perturbação Específica da Linguagem; 3.3. Possíveis marcadores clínicos de perturbações da linguagem e diferenças interlinguísticas; 3.4. Desenvolvimento modular das diferentes componentes e seletividade das estruturas afetadas; 3.5. Comparação da aquisição de estruturas específicas em diferentes populações (PEL, perturbações do espectro do autismo, síndrome de Down), nos domínios da morfossintaxe e da pragmática.