Didática do Francês I - 1. semestre

Objetivos

- Adquirir/aprofundar conceitos e terminologia centrais no ensino do FLE
- Identificar e avaliar o contributo das várias metodologias no ensino do FLE
- Familiarizar-se com os programas nacionais de francês e o QECRL
- Desenvolver uma compreensão crítica do uso da tecnologia digital no ensino da LE
- Refletir sobre as problemáticas relativas ao ensino do FLE em contexto escolar, articulando saberes / saber-fazer / saber-ser e saber-aprender
- Desenvolver uma análise e reflexão sobre o aluno de LE, os diferentes papéis do professor, padrões de interação na sala de aula
- Elaborar propostas de desenvolvimento das capacidades de receção, produção, interação e mediação
- Promover a consciencialização para a diversidade linguística e cultural.
- Refletir, analisar e discutir processos a desenvolver na sala de aula, recorrendo aos conhecimentos adquiridos no âmbito da didática
- Explicitar princípios, modalidades e objetivos da avaliação
- Descrever processos de gestão pedagógica do erro

Caracterização geral

Código

722160031

Créditos

10

Professor responsável

Christina Dechamps

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Francês

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

BEACCO, J.C. (2007). L´approche par compétences dans l´enseignement des langues. Paris: Didier
BERTOCCHINI, P. (2008). Manuel de formation pratique pour le professeur de FLE. Paris: Clé International
Conseil de l´Europe (2001). Cadre Européen Commun de Référence pour les langues. Paris: Didier + volume complémetaire (2018)
CUQ, J.P. et alii (2003). Cours de didactique du français langue étrangère et seconde. Grenoble: PUG
CUQ, J.P. et alii (2003). Dictionnaire de didactique du français. Paris: Clé international
NARCY-COMBES, M.F. (2005). Précis de didactique: devenir professeur de langue. Paris: Ellipses
LIONS-OLIVIERI, M.L. (2011). L´approche actionnelle dans l´enseignement des langues. Paris: éd. Maison des Langues
PUREN, C. (1994-2008). La didactique des langues étrangères à la croisée des méthodes. Paris, Didier-Credif
Programas Francês, Ensino Básico 3º Ciclo/Secundário, Ministério da Educação
Le Français dans le Monde. Paris, Hachette + supplément Recherches et applications

Método de ensino

As aulas são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, actividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interacção e a participação activa dos estudantes, individualmente e em grupo.
Pretende-se que a leccionação ilustre, quando possível, a implementação na prática das abordagens, princípios e conceitos estudados, facilitando a aprendizagem através da observação e reflexão.

Método de avaliação

A avaliação é contínua e incide na participação regular e pertinente nas sessões, trabalhos práticos, trabalhos teóricos (60%), bem como numa prova escrita presencial (40%).

Conteúdo

a) Língua e conceitos subjacentes ao ensino-aprendizagem da LE.
b) Teorias e metodologias de ensino da LE.
c) Capacidades de recepção, produção, interacção e mediação.
d) Motivação dos alunos, diferenças entre alunos e diferentes contextos de aprendizagem.
e) Planificação e gestão de sala de aula.
f) Teorias e fundamentos para a avaliação.
g) Instrumentos e técnicas de avaliação.
h) Pedagogia do erro.