Didática do Português I - 1. semestre

Objetivos

a) Adquirir conceitos e terminologia centrais no ensino-aprendizagem do Português (L1).
b) Analisar programas e outros documentos oficiais para o ensino- aprendizagem do Português (L1).
c) Refletir criticamente sobre as problemáticas relativas ao ensino/aprendizagem do Português em contexto escolar, articulando saber, saber-fazer e saber-ser/aprender.
d) Elaborar propostas de trabalho em função de diferentes perfis de alunos e de diferentes papéis do professor.
e) Familiarizar-se com metodologias adequadas ao ensino da leitura, da oralidade, da escrita e da gramática.
f) Explicitar princípios, modalidades e objetivos da avaliação.

Caracterização geral

Código

722160033

Créditos

10

Professor responsável

Helena Topa Valentim, Maria Antónia Coutinho

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Amor, E. (1991). Didáctica do Português: Fundamentos e metodologia. Lisboa: Texto Editores.
Costa, J., A. C. Cabral, A. Santiago e F. Viegas (2010). Conhecimento Explícito da Língua. Lisboa: Ministério da Educação.
Coutinho, M. A. et al. (2005). Géneros de texto e contexto escolar. In: Atas do 6º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Publicação em CD-Rom.
Dolz, J. e Schneuwly, B. (2004). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras.
Duarte, I. (2008). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística. Lisboa: PNEP, Ministério da Educação.
Duarte, I. e Figueiredo, O. (2011). Português, língua e ensino. Porto: Universidade do Porto.
Jorge, N., A. Coutinho (2017). Percursos (linguísticos) para análise (literária), Palavras, 50-51: 77 - 87
Pereira, M. L. Á. e Cardoso, I. (eds.) (2013). Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de texto. Aveiro: UA Editora.A preencher pelo docente responsável, de acordo com as normas APA


Método de ensino

As aulas são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, atividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interação e a participação ativa dos alunos individualmente e em grupo .

Método de avaliação

Ao longo do semestre, os estudantes desenvolverão tarefas teóricas e práticas que serão reunidas – em versões revistas e melhoradas, se for o caso – num portfólio de aprendizagem (100%), suscetível de refletir a participação nas aulas e de dar provas de um processo de aprendizagem consistente e reflexivo.

Conteúdo

1. O papel dos documentos orientadores no ensino da língua materna.
2. Contributos da linguística para o ensino da língua materna.
3. O conhecimento explícito da língua; metodologias de ensino da gramática.
4. O papel dos textos na aula de língua materna e nos documentos orientadores para o ensino da língua materna. Critérios de seleção de textos para a sala de aula.
5. Compreensão e expressão oral: o papel do oral no ensino da língua; o oral formal em contexto escolar.
6. Leitura e literacia. Tipos e estratégias de leitura. Leitura e planificação de atividades.
7. A aprendizagem da escrita: transversalidade / diferenciação. O ensino da escrita: planificação; procedimentos e estratégias. Escrita, reescrita e avaliação da escrita.
8. Oralidade, leitura, escrita, conhecimento explícito da língua e TIC – apresentação e construção de oficinas / sequências didáticas.