Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Objetivos educativos
1)Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução.
2)Desenvolver a capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas às especificidades das
áreas disciplinares de História do 3º ciclo e ensino secundário, estudantes e meios escolares.
3)Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos na planificação e
desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem colaborativas e autorreguladas, adequadas ao
currículo mas, também, às especificidades dos estudantes e meios escolares.
4)Aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais e aplicá-los na prática letiva.
5)Construir instrumentos didático-pedagógicos e instrumentos de avaliação que permitam um
desenvolvimento de competências diversificadas e a aplicação adequada dos saberes.
6)Refletir sobre a ética da profissão e sobre as múltiplas opções educativas que se podem desenvolver.
Caracterização geral
Código DGES
4336
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.
Coordenador
Raquel Pereira Henriques; Carlos Ceia (Coordenador geral mestrados em ensino)
Data de abertura
Setembro de 2019
Número máximo de admissões
12
Propinas
Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt
Horários
(consultar em https://www.fcsh.unl.pt/cursos/)
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Condições de acesso
Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.
Estrutura
Obrigatória | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
722160053 | Didática da História I - 1. semestre | 10 |
722160078 | Didática da História II - 2. semestre | 10 |
722171259 | Educação, Currículo e Multiculturalismo - 2. semestre | 5 |
722171270 | Organização de Projetos Educativos em História - 1. semestre | 10 |
722171269 | Prática de Ensino Supervisionada em História - 2. semestre | 45 |
722171257 | Psicologia Educacional - 1. semestre | 10 |
722171268 | Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em História - 2. semestre | 5 |
722171258 | Sistemas Educativos e Culturas Escolares - 2. semestre | 5 |