Origem e Formação das Religiões na Ásia Antiga - 1. semestre

Objectivos

a) Compreender o papel fundacional da Ásia na formação das grandes religiões contemporâneas. b) Compreender a especificidade do pensamento religioso desenvolvido pelas principais civilizações asiáticas. c) Conhecer a bibliografia especializada e as problemáticas historiográficas de maior relevo no âmbito da História das Religiões. d) Conhecer as características e as concepções principais dos sistemas religiosos antigos e) Desenvolver a capacidade de exposição oral e escrita dos resultados de uma investigação crítica. f) Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a um prosseguimento aprofundado de estudos da Ásia Antiga.

Caracterização geral

Código

722051149

Créditos

10

Professor responsável

-- Docente a contratar --, Francisco Caramelo

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

BRISCH, N. (ed.), Religion and Power- Divine Kingship in Ancient World and Beyond, Chicago, The Oriental Institute of the University of Chicago, 2008 GOODISON, L., MORRIS, C. (eds.), Ancient Goddesses: the myths and the evidence, London, British Museum Press, 1998. INSOLL, T. (ed.), The Oxford Handbook of the Archaeology of Ritual and Religion, Oxford, Oxford University Press, 2011. PORTER, B. N. (ed.), One God or Many? Concepts of Divinity in the Ancient World: Essays on the concept of monotheism/polytheism in ancient Assyria, Egypt, Greece and Israel, Casco Bay, Casco Bay Assyriological Institute, 2000. OTTO, R., The Idea of the Holy, New York, Oxford University Press, 1966 RIES, J. (dir.), Traité d’Anthropologie du Sacré, vol. 1, Paris, Desclée, 1992. ROSA, J-P. (ed.), Encyclopédie des Religions, vol. 2, s.l., Bayard Éditions, 1997. WALLS, N. (ed.), Cult image and divine representation in the Ancient Near East, Boston, American School of Oriental Research, 2005.

Método de ensino

As sessões têm um cariz teórico prático, onde os discentes devem participar activamente na discussão de bibliografia e de fontes, literárias, iconográficas e matérias específicas.

Método de avaliação

A avaliação baseia-se num trabalho escrito (70%), que será precedido por três apresentações orais (10% cada), onde os discentes devem apresentar e discutir o progresso do seu trabalho.

Conteúdo

1) As principais fontes para o estudo dos sistemas religiosos antigos: problemáticas e perspectivas teórico-metodológicas 2) A fenomenologia do pensamento religioso. 3) A construção das divindades; os processos sincréticos e as tendências monoteizantes nas religiões da Antiguidade. 4) As concepções sobre a origem e detsino: os relatos cosmogónicos, teogónicos e antropogónicos. 5) Os fenómenos de comunicação entre deuses e humanos: as práticas divinatórias e os eventos proféticos 6) Formas de organização dos sistemas religiosos: os templos; os grupos sacerdotais, as práticas religiosas 7) O legado dos antigos sistemas religiosos nas religiões monoteístas.