Didática da História II - 2. semestre
Objetivos
Refletir sobre diferentes situações de aprendizagem
Construir conhecimento histórico / construir algumas atividades e recursos
Criticar e elaborar diferentes instrumentos de avaliação
Caracterização geral
Código
722160078
Créditos
10
Professor responsável
Raquel Pereira Henriques
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
BARCA, Isabel (2004). Aula Oficina: do Projeto à Avaliação, in Para uma educação de qualidade: Atas das 4ªs Jornadas de Educação Histórica. Braga: CIED/ IEP Universidade do Minho, p. 131 144.
FERNANDES, Domingues (2005). Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas, Cacém: Texto Editora.
HENRIQUES, Raquel Pereira (2005). Actividades Colaborativas e Avaliação. In Boletim O Ensino da História, nº 29 (Janeiro) Lisboa: APH
LAGARTO, Mariana (2009). Avaliação Formativa e exames nacionais.... Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/U.L..
REIGADA, Tiago (2016). Ensinar com a sétima arte: o espaço do cinema na didática da História. Porto: CITCEM.
SERPA, Margarida da Silva Damião (2010). Compreender a avaliação. Fundamentos para práticas educativas. Lisboa: Edições Colibri.
VERÍSSIMO, M. Helena (2012). A avaliação de competências históricas através da interpretação da evidência: um estudo com alunos do ensino secundário. Braga: Universidade do Minho
Método de ensino
50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
- Análise e construção de recursos pedagógicos.
- Reflexão sobre a adaptação de processos e recursos em diferentes situações de aprendizagem.
- Construção de instrumentos de avaliação.
Método de avaliação
Construção de diferentes recursos para conteúdos programáticos (50%)
Exploração de arquivo com interesse para o trabalho docente (10%)
Construção de instrumentos de avaliação (40%)
Conteúdo
1. Algumas metodologias e recursos para o ensino da História (continuação)
Diferentes meios audiovisuais no ensino da História
Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
2. Pedagogia diferenciada e autorregulação da aprendizagem no ensino da História.
Algumas experiências de aprendizagem colaborativas e/ou autorreguladas
3. Autorregular a avaliação
Avaliação das aprendizagens: enquadramento, finalidades, intervenientes, processos e critérios de avaliação, casos específicos.
A avaliação e o ensino da História
4. A Direção de Turma: Estatuto do Aluno, regulamentos internos e funções do diretor de turma
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: