Educação, Currículo e Multiculturalismo - 2. semestre

Objectivos

I – Competência geral:
Mobilizar saberes culturais, científicos e de investigação para compreender a realidade e para abordar situações e
problemas do quotidiano educativo e da formação ao longo da vida.
II – Objectivos:
1 – Compreender a importância da educação na sociedade.
2 – Reflectir sobre os desafios que se colocam às sociedades e às escolas.
3 – Compreender a diferença entre respeitar e estar consciente da diversidade cultural dos aprendentes.
4 - Adquirir conhecimentos sobre educação, currículo e educação multi/intercultural.
5 – Identificar respostas pedagógicas criativas e inovadoras.
6 – Reconhecer a importância das boas práticas pedagógicas.
7 – Desenvolver competências interculturais.
8 - Ser empreendedor no trabalho com a turma e com a comunidade educativa.
9 - Contribuir para uma melhoria da qualidade do ensino, da aprendizagem e da formação ao longo da vida.

Caracterização geral

Código

722171259

Créditos

5

Professor responsável

Sílvia Maria de Almeida

Horas

Semanais - 1,5 letivas + 0,5 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

ESTRELA, A. (1994). Teoria e prática de observação de classes: Uma estratégia de formação de professores. 4ª ed., Porto: Porto Editora.
PARASKEVA, J. (org.) (2006). Currículo e multiculturalismo. Mangualde: Edições Pedagogo.
SILVA, M. C. V. da (2008). Diversidade cultural na escola: encontros e desencontros. Lisboa: Edições Colibri,
Colecção Pedagogia e Educação.
SILVA, M. C. V. da & GONÇALVES, C. (2011). Diversidade linguística no sistema educativo português:
Necessidades e práticas pedagógicas nos ensinos básico e secundário. Lisboa: Observatório da Imigração (Estudo 46), ACIDI.
STOER, S. & CORTESÃO, L. (1999). Levantando a pedra: da pedagogia inter/multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização. Porto: Edições Afrontamento.
ZEICHNER, K. M. (1993). Formar os futuros professores para a diversidade cultural. In A formação reflexiva de
professores: Ideias e práticas. Lisboa: Educa-Professores, 3, pp. 73-112.

Método de ensino

IV – Métodos de ensino:
- Pesquisa individual.
- Exposição pela docente.
- Trabalho em pequeno e grande grupo.
- Análise de dados de estrutura: textos, documentos nacionais e internacionais, estatísticas.
- Análise de dados de dinâmica: protocolos de entrevistas, produções de alunos de diferentes níveis de ensino, videogramas.
- Debate.
- Planificação de estratégias de intervenção.

Método de avaliação

V – Métodos de avaliação:
1 - Recensão de uma obra indicada na Bibliografia ou de uma outra obra sobre as temáticas constantes do
programa da unidade curricular, apresentada por escrito e com o máximo de 5 páginas – 50% (trabalho a efectuar a pares ou pequeno grupo). Será reservada uma sessão para apresentação oral de todas as recensões elaboradas.
2 - Teste escrito (presencial e individual) – 50%.

Conteúdo

III – Conteúdos:
1 – Educação:
1.1– Conceitos de Educação e sua evolução e contextualização.
1.2 – Paradigmas da Educação para o séc. XXI: perspectivas da UNESCO, OCDE e UE.
2 – Escola:
2.1 - A Escola portuguesa como organização: gestão, cultura, projecto(s).
2.2 - A Escola portuguesa contemporânea: situação, actores e desafios.
2.3 – Documentos legislativos de referência.
3 – Currículo:
3.1 – Definição, concepções e pressupostos do currículo.
3.2 – Desenvolvimento e constrangimentos curriculares.
3.3 - O aluno, o conhecimento, a sociedade.
3.4 – Participação dos professores no desenvolvimento curricular.
4 – Contextos educativos multiculturais:
4.1 – Caracterização .
4.2 - Contextualização.
4.3 - Construção da relação pedagógica: o professor; o aluno; as famílias; as descontinuidades culturais.
5 – Contextos de aprendizagem multi/intercultural:
5.1 - Estratégias pedagógicas.
5.2 - Relação escola/família.
5.3 - Relação escola/comunidade.
5.4 - Construção da cidadania.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: