Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em História - 2. semestre

Objetivos

a) Demonstrar capacidade de investigação e leitura de bibliografia relevante.
b) Manifestar capacidade de relacionar e articular conceitos e leituras com a sua experiência educativa.
c) Demonstrar capacidade de análise crítica da revisão da literatura bem como do seu desenvolvimento profissional e pessoal.
d) Evidenciar aprendizagem e abertura à mudança através de um processo de interrogação reflexiva.
e) Contribuir de forma ética para a criação de um ambiente de participação responsável no grupo de trabalho.
f) Dominar a planificação global do texto, assegurando a respetiva coerência.
g) Redigir num estilo académico apropriado, gerindo responsabilidades enunciativas e respeitando convenções de citação e de apresentação bibliográfica.
h) Redigir com objetividade, concisão e fluência, dominando a gramática e a ortografia.

Caracterização geral

Código

722171268

Créditos

5

Professor responsável

Raquel Pereira Henriques

Horas

Semanais - 1

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

CEIA, Carlos (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
ESTRELA, Albano (2001). Investigação em Educação: Métodos e Técnicas, Lisboa: Educa.
FABB, Nigel and Durant, Alan (2005). How to Write Essays and Dissertations. Harlow: Pearson Education.
LAMAS, Estela (coord.) (2001). Dicionário de Metalinguagens da Didáctica. Porto: Porto Editora.
McNIFF, Jean. (2002). Action Research: Principles and Practice. London: Routledge.
NÓVOA, António (2005). Evidentemente. Histórias da Educação. 2ª ed.. Porto: ASA Editores.

Método de ensino

Apresentação e discussão de temas e problemas de investigação em Educação e em História. Análise de projetos de investigação/ação e de estudos de caso; análise crítica e reflexiva das propostas de investigação e da prática de ensino-aprendizagem de História.
Acompanhamento individual e em pequenos grupos do desenvolvimento do trabalho de redação do capítulo de relatório.

Método de avaliação

Avaliação contínua. Redação fundamentada teoricamente de um capítulo do relatório..

Conteúdo

a) Metodologias de investigação em Educação.
b) Investigação em História.
c) Objetivos e questões de investigação.
d) Recolha e tratamento de dados; análise e discussão dos resultados.
e) Pesquisa, resumo, síntese e apreciação crítica da bibliografia.
f) Organização e planificação do texto.