Organização de Projetos Educativos em História - 1. semestre
Objetivos
. Refletir sobre a instituição educativa e os seus atores . Analisar projetos educativos desenvolvidos e a desenvolver nas escolas . Conhecer as competências dos órgãos de gestão escolar . Partilhar experiências de trabalho diferentes . Promover a integração entre teoria e prática letiva iniciação à prática profissional . Conceber materiais necessários para a atividade profissional . Refletir sobre várias utilidades do saber histórico e a sua aplicação prática . Interiorizar a necessidade de construir um projeto pessoal de formação
Caracterização geral
Código
722171270
Créditos
10
Professor responsável
Raquel Pereira Henriques
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
CABRAL, C. B. (2011). Património cultural imaterial. Lisboa: Ed. 70. CALAF MASACHS, R. (2008). Didáctica del Patrimonio epistemologia, metodologia y estudio de casos. Gijón: Edic Trea. COMA QUINTANA, L.; SANTACANA I MESTRE, J. (2010). Ciudad educadora y patrimonio. Cookbook of heritage. Gijón: Edic Trea. FERNANDES, D. (2008). Avaliação do desempenho docente: desafios, problemas e oportunidades. Cacém: Texto Edit. LEITE, C.; GOMES, L. e FERNANDES, P. (2001). Projectos curriculares de escola e turma. Conceber, gerir e avaliar. Porto: Ed ASA. LIMA, L. C. (2011). Administração escolar: estudos. Porto: Porto Ed. MALHEIRO, A. Mª P. (2010). A Baixa-Chiado: uma sala de aula dinâmica e interdisciplinar. Proposta de interação com o público escolar. Lisboa: UNL/FCSH. MARTINS, G. O. (2009). Património, herança e memória. A cultura como criação. Lisboa: Gradiva. MONTEIRO, M. M. (2007). Área de Projecto. Porto: Porto Ed. PINTO, H.(2016). Educação histórica e patrimonial
Porto: CITCEM.
Método de ensino
As aulas consistem em: Problematização de informação teórica, análise de diplomas legais e de projetos, a sua organização e aplicação prática na comunidade educativa, tendo em conta diferentes objetivos e contextos.
Método de avaliação
Métodos de avaliação: 1. Participação nas atividades desenvolvidas em aula (20%) 2. Trabalho individual - Elaboração de uma proposta para aproveitamento didático do património local (material ou imaterial) ou ainda para aproveitamento didático de um objeto material (40%). 3. Trabalho individual - relatório sobre um problema previamente identificado, feito a partir de observação prática, entrevistas, etc. (40%).
Conteúdo
1. Documentos estruturantes para as escolas 2. Construção de um projeto pessoal de formação contínua . O estatuto da carreira docente . Avaliação de desempenho 3. Trabalho de pesquisa e trabalho de projeto 4. Transversalidades e interações. Iniciação à prática profissional . Utilização do Património e da História Local e Regional . Visitas de estudo . A escola vai ao museu . Aproveitamento didático do património . A toponímia e a estatuária: exploração didática . Objetos e atividades económicas: exemplos de aplicação didática . Educação para a Cidadania 5. A disciplina de História na oferta curricular diferenciada
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: