Temas da Arte Contemporânea - 2. semestre
Objetivos
A arte contemporânea tem por objeto, ou por tema, uma multiplicidade tão grande quantas são as vezes que ela surge numa exposição num museu ou numa galeria, numa sala de teatro, ao dobrar a rua, ao abrirmos um livro... Tantostemas e objetos como os seus lugares de enunciação e manifestação. A cadeira de Temas de Arte Contemporânea tem como objetivo refletir e reconhecer a forma como as práticas artísticas contemporâneas tecem relações concretas com o mundo na qual emergem. Iremos também relacionar temas prementes que surgem no território da arte contemporânea com o discurso crítico e o pensamento contemporâneo que surgem de outras áreas de expressão e de sociabilidade humanas.
Caracterização geral
Código
722061087
Créditos
10
Professor responsável
Docente a definir
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
ARASSE, Daniel (trad. R. P. Cabral), Não se vê nada, Lisboa: KKYM, 2015;
Coutinho, Liliana, «On the utility of a universals fiction», in Gimme Shelter: Global Discourses In Aesthetics;
Amsterdam University Press, 2013;
Ernest Breleur, Patrick Chamoiseau, Serge Domi, Gérard Delver, Édouard Glissant, Guillaume Pigeard de Gurbert, Olivier Portecop, Olivier Pulvar et Jean-Claude William, Manifeste pour les «produits» de haute nécessité, Paris:Éditions Galaade et Institut du Tout-monde, 2009 ;
Jean Robertson; Craig McDaniel, Themes of Contemporary Art - Visual Art after 1980s, Oxford ; New York : Oxford University Press, 2013;
Kilomba, Grada, Plantation Memories episodes of everyday racism, Münster: UNRAT, 2010, pp. 15 23.
(https://schwarzemilch.files.wordpress.com/2012/05/kilomba-grada_2010_plantation-memories.pdf);
Método de ensino
Apresentação dos tópicos do programa pelo docente e outros especialistas convidados. Inclui realização de palestras por conferencistas/especialistas convidados e assistência a ciclos de conferências, seminários e colóquios nacionais e internacionais sobre temáticas relacionadas com o tema da unidade curricicular e da pós-graduação. Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos alunos através da realização de exercícios de discussão dirigida.
Método de avaliação
Elaboração de um relatório/projecto final (60%) e avaliação qualitativa de participação nas aulas (40%).
Conteúdo
1. Independência / Separação / Participação
2. Travessias políticas e económicas da prática artística
3. Ecologias do fazer artístico
4. Quotidiano: do prosaico ao poético
5. Migrações humanas e culturais
6. Porosidade das categorias de género disciplinar e outros
7. Da decolonialidade
8. Fazer cidade: lugares e espaços da arte
9. Imagem, Memória e História
10. Curadoria e os lugares da Educação
11. Performatividade e prática curatorial