Temas da Arte Contemporânea - 2. semestre

Objectivos

A arte contemporânea tem por objeto, ou por tema, uma multiplicidade tão grande quantas são as vezes que ela surge – numa exposição num museu ou numa galeria, numa sala de teatro, ao dobrar a rua, ao abrirmos um livro... Tantostemas e objetos como os seus lugares de enunciação e manifestação. A cadeira de Temas de Arte Contemporânea tem como objetivo refletir e reconhecer a forma como as práticas artísticas contemporâneas tecem relações concretas com o mundo na qual emergem. Iremos também relacionar temas prementes que surgem no território da arte contemporânea com o discurso crítico e o pensamento contemporâneo que surgem de outras áreas de expressão e de sociabilidade humanas.

Caracterização geral

Código

722061087

Créditos

10

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

ARASSE, Daniel (trad. R. P. Cabral), Não se vê nada, Lisboa: KKYM, 2015;
Coutinho, Liliana, «On the utility of a universals fiction», in Gimme Shelter: Global Discourses In Aesthetics;
Amsterdam University Press, 2013;
Ernest Breleur, Patrick Chamoiseau, Serge Domi, Gérard Delver, Édouard Glissant, Guillaume Pigeard de Gurbert, Olivier Portecop, Olivier Pulvar et Jean-Claude William, Manifeste pour les «produits» de haute nécessité, Paris:Éditions Galaade et Institut du Tout-monde, 2009 ;
Jean Robertson; Craig McDaniel, Themes of Contemporary Art - Visual Art after 1980s, Oxford ; New York : Oxford University Press, 2013;
Kilomba, Grada, Plantation Memories – episodes of everyday racism, Münster: UNRAT, 2010, pp. 15 – 23.
(https://schwarzemilch.files.wordpress.com/2012/05/kilomba-grada_2010_plantation-memories.pdf);

Método de ensino

Apresentação dos tópicos do programa pelo docente e outros especialistas convidados. Inclui realização de palestras por conferencistas/especialistas convidados e assistência a ciclos de conferências, seminários e colóquios nacionais e internacionais sobre temáticas relacionadas com o tema da unidade curricicular e da pós-graduação. Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos alunos através da realização de exercícios de discussão dirigida.

Método de avaliação

Elaboração de um relatório/projecto final (60%) e avaliação qualitativa de participação nas aulas (40%).

Conteúdo

1. Independência / Separação / Participação
2. Travessias políticas e económicas da prática artística
3. Ecologias do fazer artístico
4. Quotidiano: do prosaico ao poético
5. Migrações humanas e culturais
6. Porosidade das categorias de género – disciplinar e outros
7. Da decolonialidade
8. Fazer cidade: lugares e espaços da arte
9. Imagem, Memória e História
10. Curadoria e os lugares da Educação
11. Performatividade e prática curatorial

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: