Gestão e Produção de Projetos de Arte - 2. semestre
Objetivos
Apresentar as diferentes fases de trabalho e áreas de intervenção para realização de projetos expositivos; fornecer as ferramentas necessárias à concretização dos mesmos.
Caracterização geral
Código
722061090
Créditos
10
Professor responsável
Docente a definir
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
AA. VV., Curating: The Contemporary Art Museum and Beyond, Art & Design Special Issue, 1997;
AMBROSE, Thimothy and PAINE Crispin, Museum Basics, ICOM, 1993;
BAKER, Emma, Contemporary Cultures of Display, Yale University Press, New Haven &
London, 1999;
BALTIC, The Producers. Contemporary Curators in Conversation, ed. Baltic, New York, 2002;
BELCHER, Michel, Organización y diseño de exposiciones. Su relación con el museu, Gijon, Trea, 1997;
BARKER, Emma, Contemporary Cultures of Display, Yale: Yale University Press, 1999;
Método de ensino
Apresentação detalhada dos temas elencados, acompanhados de PowerPoint e iconografia. Cada capítulo será ilustrado com exemplos práticos.
Método de avaliação
A avaliação faz-se através das intervenções nas aulas e do trabalho a entregar no final do semestre.
Conteúdo
EXPOSIÇÃO: OS INTERVENIENTES E SEUS RESPECTIVOS PAPÉIS
-Quem organiza e promove exposições, quem solicita o produtor/gestor?;
-Papel do produtor/gestor, as suas competências.
PRÉ-PRODUÇÃO
-Primeiros passos do produtor/gestor;
-Mapas orçamentais e de planeamento;
-Apoios e patrocínios;
-Condições físicas dos espaços;
-Características das obras.
PRODUÇÃO E MONTAGEM
-Tipo de produção;
-Tipo da exposição;
-Obras: Tipo de obras, pedidos de empréstimo e contratos, seguros, transportes e receção das obras de arte,
segurança e vigilância, manutenção;
-Catálogo: Fases de produção e intervenientes;
-Outros materiais a editar;
-Imagem da exposição/evento e sua comunicação, promoção, divulgação e marketing;
-A imprensa campanha publicitária e press-release;
-Montagem;
-Inauguração.
DESMONTAGEM E PÓS-PRODUÇÃO
-Desmontagem, disciplina e método na desmontagem, devolução de obras;
-Pós-produção, a tarefa do produtor/gestor não termina com o encerramento da exposição;
-O arquivo do produtor/gestor.