Gestão e Produção de Projetos de Arte - 2. semestre

Objectivos

Apresentar as diferentes fases de trabalho e áreas de intervenção para realização de projetos expositivos; fornecer as ferramentas necessárias à concretização dos mesmos.

Caracterização geral

Código

722061090

Créditos

10

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

AA. VV., “Curating: The Contemporary Art Museum and Beyond”, Art & Design Special Issue, 1997;
AMBROSE, Thimothy and PAINE Crispin, Museum Basics, ICOM, 1993;
BAKER, Emma, Contemporary Cultures of Display, Yale University Press, New Haven &
London, 1999;
BALTIC, The Producers. Contemporary Curators in Conversation, ed. Baltic, New York, 2002;
BELCHER, Michel, Organización y diseño de exposiciones. Su relación con el museu, Gijon, Trea, 1997;
BARKER, Emma, Contemporary Cultures of Display, Yale: Yale University Press, 1999;

Método de ensino

Apresentação detalhada dos temas elencados, acompanhados de PowerPoint e iconografia. Cada capítulo será ilustrado com exemplos práticos.

Método de avaliação

A avaliação faz-se através das intervenções nas aulas e do trabalho a entregar no final do semestre.

Conteúdo

EXPOSIÇÃO: OS INTERVENIENTES E SEUS RESPECTIVOS PAPÉIS
-Quem organiza e promove exposições, quem solicita o produtor/gestor?;
-Papel do produtor/gestor, as suas competências.
PRÉ-PRODUÇÃO
-Primeiros passos do produtor/gestor;
-Mapas orçamentais e de planeamento;
-Apoios e patrocínios;
-Condições físicas dos espaços;
-Características das obras.
PRODUÇÃO E MONTAGEM
-Tipo de produção;
-Tipo da exposição;
-Obras: Tipo de obras, pedidos de empréstimo e contratos, seguros, transportes e receção das obras de arte,
segurança e vigilância, manutenção;
-Catálogo: Fases de produção e intervenientes;
-Outros materiais a editar;
-Imagem da exposição/evento e sua comunicação, promoção, divulgação e marketing;
-A imprensa – campanha publicitária e press-release;
-Montagem;
-Inauguração.
DESMONTAGEM E PÓS-PRODUÇÃO
-Desmontagem, disciplina e método na desmontagem, devolução de obras;
-Pós-produção, a tarefa do produtor/gestor não termina com o encerramento da exposição;
-O “arquivo” do produtor/gestor.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: