Teoria, Métodos e Debates em História da Arte - 1. semestre

Objetivos

1. Compreender a génese e o desenvolvimento da História da Arte como campo disciplinar;
2. Conhecer as principais orientações teórico-metodológicas da História da Arte;
3. Conhecer os principais debates que essas orientações vêm suscitando até à actualidade (no interior da disciplina, mas também na perspectiva mais ampla das ciências sociais e humanas);
4. Compreender a relação entre as principais orientações teórico-metodológicas e os debates que vêm suscitando e os desenvolvimentos concretos da historiografia da arte nacional e internacional;
5. Compreender o universo de referências teórico-metodológicas e os principais debates da História da Arte de modo conceber um projecto de investigação criticamente informado;
6. Aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolver a capacidade crítica na elaboração de um ensaio escrito.

Caracterização geral

Código

722061092

Créditos

10

Professor responsável

Joana da Cunha Leal

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

1. The Art of Art History: A Critical Anthology (ed. D. Preziosi). - Oxford e New York: Oxford University Press, 1998
2. Critical Terms for Art History (ed. Robert Nelson and Richard Shiff). – Chicago: University of Chicago Press, 1996
3 A Companion to Art Theory (ed. Paul Smith and Carolyn Wilde). - Oxford e Malden: Blackwell, 2002
4. Davis, Withney, A general theory of visual culture. – Princeton e Oxford: Princeton University Press, 2011
5. Didi-Huberman, Devant limage. – Paris: Minuit, 1990
6. Iversen, M., Melville, S., Writing art history: disciplinary departures. – Chicago: University of Chicago Press, 2010
7. Is Art History Global? (ed. J. Elkins) – New York: Routledge, 2007
8. Marxism and the History of Art. From William Morris to the New Left (ed. Andrew Hemingway). London: Pluto Press, 2006
9. The Subjects of Art History: historical Objects in Contemporary Perspectives (ed. M.A. Cheetham, M.A. Holly and K.Moxey). - Cambridge: Cambridge University Press, 1998

Método de ensino

Aulas expositivas asseguradas pela docente e pelos investigadores convidados, seguidas da análise e discussão de textoschave (pré-definidos) preparada pelos alunos e pela apresentação final do ensaio temático produzido por cada aluno a partir dos conteúdos programáticos (15-18 pags).

Método de avaliação

A avaliação deste curso assenta em 3 elementos:
1) um teste escrito (30%)
2) o ensaio final (40%)
3) participação nas discussões de textos em seminários e apresentação e discussão do ensaio final (30%)

Conteúdo

1. A génese disciplinar da História da Arte (Vasari, Winckelmann e Hegel). A construção de um discurso científico face à autonomia da arte.
2. Primeiras especificações teóricas e metodológicas na abordagem da produção artística: a) da história cultural de Burckardt ao formalismo da Escola de Viena; b) a raiz Warburgiana da Bildwissenschaft e a Iconologia de Panofsky; c) estética marxista e história social da arte; d) psicologia da arte.
3. Estruturalismo e desenvolvimentos da semiótica
4. Arte e sociedade: teoria crítica, sociologia da arte e estética da recepção.
5. Da ideia de crise disciplinar aos novos enfoques teórico-metodológicos: crítica feminista (Pollock) e a nova história da arte (T.J. Clark); a historiografia de R. Krauss e o projecto October; a emergência dos visual studies e a sua recepção;
6. Perspectivas da historiografia da arte actual