Mercados da Arte Contemporânea no Mundo Global - 1. semestre

Objectivos

-Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento do Mercado da Arte e Colecionismo global e do Mercado da
Arte e Colecionismo português, em particular;
-Relacionar as mudanças do Mercado da Arte e Colecionismo global com a geografia económico-política;
-Identificar os principais intervenientes e a sua ação no sistema da arte;
-Compreender a construção do valor artístico na dependência da articulação das estruturas culturais com o
mercado;
-Desenvolver sentido crítico sobre a importância do mercado na valoração da arte e na capacidade analítica para
compreender textos sobre o tema.

Caracterização geral

Código

722061121

Créditos

10

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

ADAM, Georgina – Big Bucks: The Explosion of the Art Market in the 21st Century. Farnham: Lund Humphries, 2014;
ADAM, Georgina, Dark Side of the Boom. The Excesses of the Art Market in the 21st Century, Lind Humphries, 2017;
BECKER, Howard S., Mundos da arte, Lisboa, Livros Horizonte, 2010 (1.a Ed. 1982);
GRAW, Isabel, Cuánto vale el arte? Mercado, especulación y cultura de la celebridad, Mardulce Editora, 2015 (1.a ed. 2008);
HATTON, Rita and WALKER, John A, Supercollector. A critique of Charles Saatchi, 4th Edition, Esher, Surrey, The Institute of Artology, 2010 (1a Ed. 2000);
HOROWITZ, Noah, Art of the Deal: Contemporary Art in a Global Financial Market, Princeton University Press,
2011;

Esta unidade curricular prevê reservar duas sessões, cada uma de três horas, para um módulo que será constituído por uma visita de estudo a Londres, a galerias de arte contemporâneas e às leiloeiras Christie’s, Sotheby’s e Phillips, juntamente com o docente da unidade curricular Mercados da arte e os novos meios.

Método de ensino

Aulas teóricas e sessões teórico‐práticas com debates sobre temas, autores e textos escolhidos.
Serão convidados especialistas sobre alguns dos tópicos. Serão organizadas visitas de estudo a galerias de arte, a leiloeiras e a feiras de arte (FRIEZE, ARCO Madrid).

Método de avaliação

A avaliação de conhecimentos incide sobre a elaboração de relatórios/projetos finais escritos e a avaliação qualitativa da participação oral nas aulas.

Conteúdo

-História do Mercado da Arte e Colecionismo ocidental;
-O contributo do colecionismo privado e institucional para a dinamização do Mercado da Arte e Colecionismo;
-De Paris a Hong Kong. As transformações do Mercado da Arte e Colecionismo à escala global;
-Os agentes dos mundos da arte em rede: galerias de arte e tipologias, leiloeiras (internacionais), colecionadores
e perfis, instituições;
-Construção de valores artísticos: estruturas de legitimação e de aquisição (bienais e feiras de arte);
-Portugal: história e desenvolvimento do Mercado da Arte e Colecionismo;
-A especificidade do mercado português: tendências e gostos.