Ambiente e Mudanças Globais

Objectivos

1. Conhecer os impactes do Homem no ambiente; 2. Identificar os principais problemas ambientais da actualidade e suas consequências; 3. Caracterizar as principais modificações do ambiente, sua evolução e carácter global; 4. Perceber a relevância da alteração do clima no ambiente; 5. Relacionar a interferência do Homem no ambiente com as mudanças globais; 6. Avaliar a implementação de políticas de adaptação e mitigação.

Caracterização geral

Código

722041025

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Brown, L. R. (2006). Plan B 2.0: Rescuing a Planet Under Stress and Civilization in Trouble. Nova York: Earth Policy Intitute, pp. 3-40. Goudie, A. (2000). The Human Impact on the Natural Environment (5ª ed.). Oxford: Blackwell, pp. 1-36 e 419-433. Nordhaus, W. (2013). The Climate Casino: Risk, Uncertainty, and Economics for a Warming World. London: Yale University Press, pp.149-182. Pittock, A. B. (2005). Climate Change. Turning up the Heat. Londres: Earthscan. pp.133-206. Reid, H. (2014). Climate Change and Human Development. Londres: Zed Books, pp. 1- 17 e 223-250. Santos, F. D. (2012). Alterações Globais. Os desafios e os riscos presentes e futuros. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, pp 21-136 e 159-181. Schipper, E. L. F. & Burton, I. (eds.) (2009). Adaptation to climate change. London: Earthscan, pp. 1-89.



Método de ensino

Método de ensino - Aulas teóricas com apresentação dos conteúdos programáticos de Ambiente e Mudanças Globais com promoção da interação estudante-professor; - Aulas participativas, com promoção da interação estudante-estudante e estudante-professor com apresentação dos trabalhos do seminário; - Aulas de supervisão do trabalho de investigação.

Método de avaliação

Método de avaliação - Leitura de um conjunto de textos temáticos, que serão objecto de avaliação num teste escrito presencial. [40%] - Elaboração de um trabalho escrito ou preparação e realização de visita de estudo com apresentação de relatório. [15%] - Elaboração de um ensaio escrito apoiado em bibliografia e informação documental diversa, resultante de pesquisa autónoma. [35%] - Participação. [10%] [Segundo as Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento.]


[Segundo as Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento.]

Conteúdo

1) Introdução à problemática do ambiente e das mudanças globais; 2) Evolução da intervenção do Homem no ambiente ao longo dos tempos; 3) Carácter global da relação entre o Homem e o ambiente na atualidade; 4) Principais problemas contemporâneos com repercussões a nível global: crescimento da população, pressão sobre os recursos e mudança climática 5) Intervenção do Homem na biosfera e suas consequências ao nível da vegetação, solos, meios hídricos, atmosfera, morfologia, agricultura, saúde humana; 6) Mudança climática, incertezas, retroações, cenários previstos e respectivas consequências; 7) Medidas/políticas de adaptação e mitigação.