Cartografia Digital e Design - 1. semestre

Objectivos

a) Desenvolver práticas e procedimentos de aquisição de informação e concepção cartográfica em contextos multidisciplinares; b) Aprofundar conhecimentos de semiologia gráfica; c) Avaliar, científica e tecnicamente, estruturas de informação numa perspectiva sustentada de Gestão do Território; d) Aplicar o design como metodologia de concepção de cartografia; e) Desenvolver competências para aprendizagem autónoma de software de cartografia digital e de sistemas de informação geográfica; f) Conceptualizar soluções de representação para análises multi-escala com recurso a softwares de desenho assistido por computador e sistemas de informação geográfica; g) Desenvolver capacidade crítica na selecção, aquisição e edição cartográfica para públicos diferenciados.

Caracterização geral

Código

722041029

Créditos

10

Professor responsável

Jorge Ricardo Ferreira, Nuno Pires Soares

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

BÉGUIN, M., PUMAIN, D. (2010). La Representation des données gógraphiques. Statistic et Cartographie, Paris, Armand Colin, 3e édition. BERTIN, J. (2005). Sémiologie Graphique. Les diagrammes, les réseaux, les cartes, Paris, EHESS, 4e édition. DODGE, M., KITCHIN, R. (2001). Atlas of Cyberspace, Harlow, England, Adisson-Wesley, Pearson Education, 2001. ESRI (2011). GIS Tutorial 1: Basic Workbook, Fourth Edition. ROBINSON, A-H, Elements of cartography (1995). New York, John Wiley and Sons, 6th edition. (Excertos de outros manuais, workbooks ou outros conteúdos on-line de livre disponibilização, que se considerem de referência para a Unidade Curricular).

Método de ensino

Os métodos de ensino baseiam-se em aulas teórico/práticas onde é dado destaque à explicação conceptual e à análise de casos práticos.

Método de avaliação

Em relação à avaliação, esta inclui: - Leitura de textos seleccionados, cujos conteúdos são objecto de discussão (10%); - Trabalhos individuais acompanhados pelos docentes, baseados na resolução de casos práticos, onde se procede à aplicação de conceitos, métodos e técnicas de cartografia, quer em ambiente analógico, quer digital. Elaboração de um layout final com apresentação oral (90%).



(Segundo as Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).

Conteúdo

1) Imagem, cartografia e comunicação; 2) Conceitos e aplicações avançadas de semiologia e de linguagem cartográfica; 3) O processo cartográfico: concepção, produção e validação; 4) Generalização conceptual e gráfica; modos de generalizar; 5) Conversão de ficheiros de Autocad (dxf) para Shapefiles (shp); 6) Fundamentos sobre projecções e sistemas de coordenadas: Definição de um sistema de coordenadas geográficas (scg) e projecção de uma shapefile sobre um scg; 7) Aquisição e edição de informação em formato vectorial: Atributos dos elementos gráficos: nível, cor, espessura e estilo; Digitalização de elementos gráficos; Ferramentas de análise, visualização e manipulação;Fontes: Noções avançadas - colocação e manipulação; Cor: Noções avançadas sobre o cubo da cor; Elaboração de layouts em escalas diversas; Validação de cartografia digital para SIG e normas de controlo de qualidade; 8) Catálogo de objetos do Instituto Geográfico Português e Simbologia de Sistematização Gráfica.