Geografia da Globalização

Objectivos

a) Compreender o conceito de globalização; b) Mobilização do conhecimento, compreensão da diversidade de abordagens de outras disciplinas e sua aplicação no âmbito político, económico, social e ambiental; c) Saber fazer uma avaliação crítica de diferentes comportamentos ao nível do consumo; d) Compreender a diversidade de perspetivas na reflexão para uma globalização positiva, ecológica e humanista; e) Adquirir competências técnicas (análise de indicadores relacionados com a globalização do consumo);f) Adquirir competências metodológicas (capacidade de encontrar resposta para problemas de forma autónoma e transferência, com a necessária adequação, da experiência adquirida a situações novas).

Caracterização geral

Código

722041047

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

Buckman, G. (2004). Globalization, Global Issues. London: Zed Books. pp. 35-68;194-212. Firmino, A. (2007). A Saga dos OGM´s: uma reflexão polémica, Actas do VI Congresso de Geografia Portuguesa. Lisboa: UNL, FCSH, 18 p. Giddens, A. (2005). O Mundo na Era da Globalização. Lisboa: Editorial Presença, pp. 15-29; 69-80. Johston, R. J. (2002). Geographies of Global Change. Oxford, UK: Blackwell Publishing. pp. 1-17. Khor, M. (2004). Rethinking Globalization, Criticial Issues and Policy Choices, pp. 55-82;117-126. Schirato, T.; Webb, J. (2004). Understanding Globalization. London: Sage. pp. 1-21; 131-160.

Método de ensino

Métodos de Ensino: Aulas expositivas e participativas; discussão de casos de estudo; trabalho de campo;

Método de avaliação

Elementos de avaliação: Teste de toda a matéria (60%); Trabalho de grupo (máximo 3 pessoas) entre 10 e 15 páginas, incluindo anexos, apoiado em bibliografia e informação documental diversa, eventualmente com trabalho de campo (30%). Apresentação oral, individual, com powerpoint (cerca de 20 minutos) seguida de debate público (10%). (Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).

Conteúdo

1) Reflexão sobre as origens da globalização; 2) Análise de constrangimentos sociais, culturais, económicos, ecológicos e espaciais associados a este fenómeno; 3) Globalização e consumo; 4) Novas formas de organização da sociedade e de comportamentos; 5) Globalização positiva, ecológica e humanista.