Energia e Ambiente - 2. semestre

Objectivos

a) Conhecer o contributo das várias fontes de energia para o desenvolvimento das sociedades; b) Perceber a dependência energética das sociedades actuais, bem como a insegurança/instabilidade no abastecimento e nos preços resultante do actual quadro geopolítico; c) Relacionar os problemas ambientais com as diversas fontes de energia e as tecnologias utilizadas na produção de energia, com destaque para os combustíveis; d) Compreender a diversidade e a complexidade das inter-relações entre energia e ambiente. e) Perspectivar cenários de evolução futura do consumo de energia e de substituição dos combustíveis fósseis por fontes energéticas alternativas; f) Perceber os desafios da sustentabilidade energética e da compatibilização entre energia e ambiente.

Caracterização geral

Código

722041081

Créditos

10

Professor responsável

Fernando Ribeiro Martins

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Coley, d. (2009). Energy and Climate Change. Creating a Sustainable Future. England: John Wiley & Sons, Ltd. Jaccard, M., Sustainable fossil fuels. The unusual suspect in the quest for clean and enduring energy, Cambridge, Cambridge University Press, 2005, 381p. Rodrigues, J. (2000). A geopolítica do petróleo. Anatomia dos conflitos, diplomacias, seguranças, soberanias, Lisboa: Atelier dos Livros. SMIL, V. (2005). Energy at the crossroads, London: The MIT Press. Soromenho-Marques, V. (2010). O Ambiente na Encruzilhada. Por um futuro sustentável. Lisboa: Esfera do Caos Editores. Velho, J. (2010). Petróleo. Dádiva e Maldição. 150 anos de história. Lisboa: Bnomics.

Método de ensino

Explicação dos conteúdos recorrendo a recursos diversos, nomeadamente, apresentações em PowerPoint, discussão de textos, exploração de páginas web, etc. Em seguida, fomenta-se a reflexão, o diálogo e a participação activa dos alunos que têm oportunidade de expressar as suas opiniões e confrontá-las com as dos seus colegas e do próprio professor. No final das sessões dedicamos algum tempo à discussão e acompanhamento da investigação que os alunos estão a desenvolver. Utilização da plataforma informática Moodle/Nonio acompanhamento dos alunos, que passam a dispor de uma oportunidade fora das aulas para solicitar informações e esclarecer dúvidas com o professor. Leitura de textos, que serão objecto de avaliação num debate.

Método de avaliação

Avaliação: 1. Recensão crítica de um livro (30%); 2. Trabalho de investigação a pares, resultante de pesquisa autónoma em forma de artigo (50%); 3. Apresentação oral dos trabalhos (20%).

Conteúdo

1 – Noções gerais sobre energia Conceitos, origens, medição, tipos de recursos, formas de classificação, conversão de formas energéticas, princípios e leis gerais. 2 - A energia e o desenvolvimento das sociedades. A utilização da energia ao longo dos últimos séculos. 3 – A dependência energética das sociedades actuais Produção e consumo de energia, à escala nacional, Europeia e Mundial. Biomassa, carvão, petróleo, gás natural. A energia nuclear. 4 – Energia / Problemas ambientais O sector dos transportes em Portugal e na União Europeia. O sector da produção de energia eléctrica. As energias renováveis. 5 - A emergência da temática ambiental A melhoria das condições de vida da população e a degradação do planeta. A consciencialização dos problemas e da sua dimensão à escala planetária. Políticas e programas de acção. A protecção do ambiente na União Europeia e em Portugal. 6 – A política energética na União Europeia e em Portugal. 7 – Perspectivas globais e incertezas.