Transportes e Mobilidade - 2. semestre

Objectivos

a) Perceber as inter-relações entre o desenvolvimento dos sistemas de transporte e a organização espacial; b) Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre os sistemas de transportes e a mobilidade urbana; c) Desenvolver um raciocínio crítico sobre os problemas relacionados com os transportes e a mobilidade urbana; d) Dominar métodos e técnicas essenciais para a participação e desenvolvimento de estudos e planos na área dos transportes e da mobilidade; e) Conceptualizar soluções ao nível da organização dos sistemas de transporte e da mobilidade urbana.

Caracterização geral

Código

722041089

Créditos

10

Professor responsável

João Figueira de Sousa

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Ben-Avica, M. (ed) (1993). Transport Policy. Oxford: Butterworth-Heinemann Ltd. IDAE, PMUS (2006). Guía práctica para la elaboración e implantación de planes de movilidad urbana sostenible. Madrid: Ministerio de Industria, Turismo y Comercio. Rabinovitch, J. & Leitman, J. (1996). Urban Planning in Curitiba. Scientific American Magazine. 8 p. Rodrigue, J.-P., Comtois, C., Slack, B. (2006). The Geography of Transport Systems. New York: Routledge. Vuchic, V. R. (2005). Urban Transit: Operations, Planning and Economics. New Jersey: Wiley.


Método de ensino

Método de ensino - Aulas teóricas (50%): expositivas e participativas (debate); - Aulas práticas (50%): apresentação e discussão de casos de estudo, debates e aplicação de metodologias e técnicas específicas.

Método de avaliação

Método de avaliação - Elaboração de um trabalho individual baseado na resolução de casos práticos (máx. 20 páginas); [30%] - Preparação de uma apresentação em ambiente de aula, de um trabalho de investigação sobre parte da matéria lecionada; [20%] - Leitura de um conjunto de textos selecionados, cujos conteúdos serão objeto de avaliação através de um teste escrito. [50%]

Conteúdo

1) Enquadramento: a problemática da mobilidade 2) Os conceitos fundamentais 3) Interação: transportes, usos do solo e ambiente 4) Características técnicas das redes e dos modos de transporte 5) Quadro legal dos transportes 6) Os desafios da mobilidade urbana 7) As políticas de transportes e de estacionamento 8) A logística e o transporte de mercadorias 9) Os estudos de transportes e os Planos de Mobilidade 10) Metodologias e técnicas aplicadas na concepção, planeamento e exploração dos sistemas de transporte.