Tecnologias no Ensino da Geografia - 1. semestre

Objectivos

a) Compreender a importância das tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensino/aprendizagem; b) dotar o futuro professor dos conhecimentos e das competências na utilização de recursos digitais baseados na Web; c) conhecer a vasta oferta de informação digital dinâmica; d) reconhecer a necessidade de atualização das fontes e da sua credibilização; e) construir estratégias de ensino da Geografia com base na tecnologia móvel de comunicação e recursos digitais dinâmicos e colaborativos; f) refletir sobre estratégias de ensino/aprendizagem em ambientes \"tradicionais\" vs. \"inovadores\"; g) desenvolver competências de avaliação em ambientes digitais.

Caracterização geral

Código

722160079

Créditos

10

Professor responsável

Luis Miguel da Silva Inez Soares, Rui Pedro Julião

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Boggino, Norberto (2009). A avaliação como estratégia de ensino. Avaliar processos e resultados. Sísifo. Revista de Ciências da Educação nº9. Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Lisboa. Costa, Fernando A. [et al.] (2012) Repensar as TIC na Educação. Carnaxide: Santillana. Fisher, Chris (2000). Developing the educational use of information and communications technology: implications for the education of geography teachers, In FISHER, Chris; BINNS, Tony (eds.) Issues in geography teaching, Londres: Routledge Falmer. Kent, Ashley (2000). Reflective Practice in Geography Teaching. Londres: Paul Chapman Publishing. Rowntree, Les [et al.] (2008). Globalization and Diversity. Geography of a Changing World.2ª edição, (s.l.): Pearson Prentice Hall.

Método de ensino

As aulas terão uma componente essencialmente prática onde os alunos deverão desenvolver atividades de reflexão critica, construção de atividades de aprendizagem e debate-las com os pares. As aulas terão ainda uma componente teórica de enquadramento a cada tema.

Método de avaliação

A avaliação consiste em: a) Participação e elaboração de pequenos trabalhos em aula (30%). b) Trabalho individual: Construção de uma metodologia de trabalho para ser utilizado em sala de aula com recurso a fontes digitais (mapas digitais, gráficos dinâmicos, etc.) (70%).

Conteúdo

Parte I: As transformações dos espaços de aprendizagem. 1.1. O espaço físico da sala de aula. 1.2. O professor como mediador digital. 1.3. Contextualização de equipamentos de comunicação móveis. 1.4. A credibilidade das fontes em Geografia. 1.5. A necessidade de acrescentar valor ao processo de ensino/aprendizagem da Geografia. Parte II: As tecnologias disponíveis no ensino da Geografia 1.1. Criação de estratégias eficientes no processo de ensino/aprendizagem. 1.2. Ambientes colaborativos em diferentes ofertas formativas. 1.3. Conteúdos digitais e dinâmicos baseados na WEB. 1.4. Integração de ambientes móveis de aprendizagem na sala de aula. Parte III: Avaliar em ambientes tecnologicamente avançados. 1.1. Avaliação vs. classificação. 1.2. Processos diferenciados para avaliar e classificar. 1.3. Inovar - Contrariando mitos e clichês no processo de ensino e aprendizagem.