Didática da Geografia II

Objectivos

a) Utilizar diversos recursos e estratégias de ensino da Geografia.
b) Reconhecer a utilidade da Planificação do ensino.
c) Aplicar certos modelos de planificação em unidades curriculares específicas.
d) Compreender o significado individual e social da avaliação.
e) Exercitar diversos instrumentos de avaliação.
f) Conceber testes em Geografia.
g) Tomar consciência da importância social da função docente.

Caracterização geral

Código

722160081

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Cachinho, Herculano e al (2001). Educação Geográfica 15, Lisboa: Associação Portuguesa de Geógrafos.
Jimenez, Antonio Moreno, Gaité, Maria de Jesus (1996). Enseñar Geografia De la Teoria a la prática, Sl:
Editorial Sinteses.
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa (2002). Avaliação das Aprendizagens dos Alunos – Novos contextos, novas práticas. Colecção “Guias Práticos”. Porto: Edições ASA.
Marrón Gaite, M. J. et al (2001). La formatión geografica de los ciudadanos en el cambio del milenio, Madrid:
Univ. Complutense de Madrid.
SERPA, Margarida da Silva Damião (2010). Compreender a avaliação. Fundamentos para práticas educativas. Lisboa: Edições Colibri.
TRINDADE, Rui (2002). Experiências educativas e situações de aprendizagem – novas práticas pedagógicas.
Porto: Edições ASA.
Xouto González, Xosé Manuel (1996). Didáctica de la Geografia. Problemas sociales y conocimiento del médio, Sl:Ediciones del Serbal.

Método de ensino

50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
- Preparação de actividades lectivas
- Resolução individual e/ou em grupo de exercícios práticos.
- Concepção de materiais didácticos e instrumentos de avaliação.
- Planificação de unidades de ensino e a sua avaliação

Método de avaliação

Método de avaliação:
a) Participação e elaboração de trabalhos em aula (20%).
b) Concepção de dois instrumentos de avaliação (40%).
c) Trabalho escrito individual e respectiva apresentação oral (40%) sobre uma metodologia de trabalho que
pretenda desenvolver na prática de ensino em Geografia. Deve conter uma breve reflexão teórica e os
materiais para implementar essa metodologia com os alunos

Conteúdo

( Na sequência dos conteúdos de Didáctica da Geografia I )
Parte IV: Educação geográfica.
4.1. Educação geográfica: do discurso às práticas curriculares;
4.2. Os desafios da docência em Geografia.
4.3. Planificação versus Avaliação.
Parte V: A Avaliação no processo de ensino – aprendizagem da Geografia.
5.1. A problemática da avaliação;
5.2. Tipos de avaliação;
5.3. A avaliação em Geografia: práticas e instrumentos;
5.4. Tipos de perguntas;
5.5. Registo, tratamento e interpretação de resultados.