Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Geografia

Objetivos

a) Demonstrar sentido de responsabilidade deontológica, participando de forma rigorosa, crítica e atenta nas atividades do núcleo da Prática de Ensino Supervisionada, nas atividades escolares propostas e com todos os diferentes interlocutores. b) Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos, e didáticos na planificação, gestão e avaliação de planos curriculares e nas atividades de complemento curricular específicas do ensino da Geografia. c) Planificar respeitando o conhecimento científico, as orientações curriculares e a adequação aos estádios de desenvolvimento dos educandos. d) Selecionar recursos diversificados, pertinentes e adequados, de forma gradualmente autónoma. e) Promover o desenvolvimento de práticas pedagógico-didáticas motivadoras, conseguindo criar e explorar situações significativas. f) Contribuir para a promoção de práticas valorizadoras e integradoras de diferentes saberes e culturas.

Caracterização geral

Código

722160082

Créditos

45

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

BARCA, Isabel (Org.) (2011). Educação e consciência histórica na era da globalização. Braga: Universidade do Minho/Instituto de Educação. GÂMBOA, Rosário (2004). Educação, ética e democracia. A reconstrução da modernidade em John Dewey. Lisboa: Edições ASA NÓVOA, António (2009). Professores. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa. PERRENOUD, Philippe (2002). Aprender a negociar a mudança em educação. Novas estratégias de inovação. Lisboa: Edições ASA. SERPA, Margarida da Silva Damião (2010). Compreender a avaliação. Fundamentos para Práticas Educativas. Lisboa: Edições Colibri.

Método de ensino

Supervisão numa perspetiva prescritiva, colaborativa e reflexiva, conduzindo a uma reflexão sobre a atividade docente e sobre o desenvolvimento profissional e pessoal.

Método de avaliação

Avaliação contínua nas modalidades de avaliação formativa e sumativa respeitante a todo o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada.

Conteúdo

a) Observação e análise de contextos educativos. b) Aplicação prática do currículo e programa de Geografia. c) Planificação de aulas e unidades de ensino. d) Lecionação de aulas e unidades didáticas. e) A adaptação de abordagens de ensino de Geografia ao contexto educativo e necessidades individuais dos alunos. f) Avaliação crítica, aplicação prática e desenvolvimento de materiais e recursos. g) Planificação e implementação de atividades e projetos de integração escolar. h) Avaliação contínua, incluindo modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa. i) Prática reflexiva e auto-avaliação. j) Trabalho em equipa, colaboração e networking. k) Educação para a cidadania intercultural. l) A ética da profissão docente.